Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Washoku for All

HT17_washoku_Natsu no Kondate
Uma sugestão para o verão do chef Yanagihara

Naoyuki Yanagihara é descendente de uma família tradicional que preserva a arte da gastronomia japonesa moldada no estilo Kinsa, que data da era Edo. Na faculdade, estudou sobre os processos de fermentação e especializou-se em fermentação acética e shoyu. Aventureiro, trabalhou como cozinheiro num veleiro holandês.

Atualmente dá aulas na Escola de Culinária Yanagihara, no bairro nobre de Akasaka, em Tokyo, herdando o patrimônio de seu pai e patriarca do estilo Kinsa, Kazunari Yanagihara, com especial ênfase na cozinha Kaiseki, a requintada refeição em diversas etapas, preparada com ingredientes da estação.

H17_washoku_4 Hirazukuri
Sashimi, com o corte hirazukuri, preparado pelo chef Yanagihara
Sua atuação dinâmica em eventos internacionais de gastronomia, além de sua carreira também como autor de livros de gastronomia e também como consultor de culinária em novelas e programas de televisão, fizeram com que a Agência de Cultura do governo japonês o indicasse como Emissário Cultural em 2015. Com esta missão, percorreu vários países da América do Norte e do Sul.

A turnê foi intitulada Washoku for All, e pode ser conhecida pelo Facebook. No Brasil, o chef participou de diversos eventos em São Paulo, Brasília, Maringá e Curitiba, realizando palestras-demonstração e conhecendo ingredientes brasileiros. Um dos encontros notáveis aconteceu em São Paulo, quando foi almoçar no D.O.M. e teve a oportunidade de apreciar a arte do chef Alex Atala. Na visita à cozinha, Yanagihara ficou surpreso com um amuleto do santuário Fushimi Inari, trazido carinhosamente pelo chef brasileiro direto de Kyoto, quando foi convidado ao Japão.

HT17_washoku_yanagihara
Yanagihara conhecendo o Mercado Municipal em São Paulo, ciceroneado por Shin Koike

A Agência de Cultura do Japão designa normalmente personalidades das artes tradicionais do Japão para percorrerem o mundo com a missão de divulgar a cultura japonesa. É a primeira vez que a categoria de gastronomia é contemplada, reforçando o destaque que o washoku, a culinária tradicional japonesa, vem ganhando como um dos importantes conteúdos que o Japão tem a oferecer para o mundo.



Acompanhe a Hashitag no Instagram pelo perfil @hashitag.