Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Vídeo: Fazenda de wasabi (o verdadeiro)

Great Big Stories

Você sabia que 90% das vezes que você encontra wasabi em restaurantes e lojas é falso?

A pasta verde mais comum que se vende como “wasabi” é, na verdade, raiz forte tingida de verde. Isso por que o verdadeiro wasabi é extremamente difícil de cultivar. No vídeo produzido pelo canal Great Big Stories, eles apresentam a fazenda de wasabi Daio, em Hotaka, no Japão.

Os produtores Yujiro Hashimoto, Shigetoshi Hama e Akio Uchikawa explicam que a planta de wasabi demora cerca de um ano e três meses para crescer. Não pode ter nem muita nem pouca luz na plantação, é preciso ter controle da quantidade ideal de incidência de luz solar. O elemento essencial para cultivar wasabi é a água fresca, em média 13 a 18°C.

Na plantação, se a produção não dá certo, você perde toda a temporada. Não dá para plantar outra cosia por um ano e meio no terreno.

Na fazenda Daio, trabalham 19 funcionários e todo o cultivo é feito manualmente. É bastante trabalhoso para uma demanda muito grande. Para se ter uma ideia, custa cerca de 80 dólares para cada 500g. Por isso, muita gente usa substitutos.

“A parte do wasabi que se consome é chamada de rizoma. É a haste da planta, mas muitas pessoas a confundem com a raiz”, explica Hashimoto. “O wasabi de verdade tem um sabor complexo, tem uma doçura que aparece depois da sensação picante”, continua.

Assista ao vídeo completo