Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Vem aí: Kokushu, uma dose de Japão

RicardoMiyajima_070
As bebidas etílicas representativas do Japão são: sake, shochu e awamori Foto: Ricardo Miyajima

“Kokushu, uma dose de Japão” é uma iniciativa da Associação de Fabricantes de Sake e Shochu do Japão (JSS) para apresentar as três bebidas alcoólicas típicas do Japão: sake, shochu e awamori no Brasil. O evento acontece no dia 10 de agosto e será dividido em duas partes com seminários e degustação, no Nikkey Palace Hotel, na Liberdade, em São Paulo.

O seminário Kokushu: Uma Dose de Japão, tem início às 15h, em que três fabricantes convidados do Japão falam sobre curiosidades de cada uma das bebidas.

O tema do sake será apresentado por Masumi Nakano, presidente da Dewazakura Sake Brewery, empresa que venceu o prêmio da categoria 2016 no Internacional Wine Challenge (IMC), uma das maiores competições de bebida do mundo.

Já para falar sobre o shochu, Hisanori Komaki, diretor da Komaki Brewing, conta como é feita a bebida destilada do Japão. E Tsutomu Oshiro, presidente da Chuko Awamori Distillery, falará sobre o awamori, bebida típica da província de Okinawa.

O porta-voz brasileiro é o sommelier de sake Alexandre Tatsuya Iida, proprietário da Adega do Sake, e um dos principais especialistas da bebida fermentada de arroz no Brasil. Iida é o único brasileiro nomeado Sake Samurai, embaixador da bebida, pela The Japan Sake Brewers Association Junior Council.

Promovido pela Associação de Fabricantes de Sake e Shochu do Japão (JSS), conta com o apoio do governo japonês por órgãos como a Jetro (The Japan External Trade Organization), o Consulado Geral do Japão em São Paulo e o Kokuzeicho (Receita federal do Japão). “O objetivo é que as bebidas conquistem mais apreciadores”, afirma Iida, porta-voz brasileiro do seminário.

Cultura japonesa

Após os seminários, começa a parte cultural e gastronômica do evento, a partir das 18h. Os produtores participantes vão apresentar os rótulos de sake, shochu e awamori e será realizada uma degustação gratuita das bebidas com sugestões de petiscos.

Para receber o público, uma performance de taiko (tambor japonês) na entrada do hotel convidará a todos para a degustação. O início das atividades será marcado pela tradicional cerimônia xintoísta Kagami Biraki, que é a quebra da tampa do barril de sake para desejar sorte e prosperidade.

Além disso, os músicos Shen Ribeiro (shakuhachi), Tamie Kitahara (koto) e o cantor Joe Hirata animam a noite com músicas tradicionais japonesas.

Marcando as boas-vindas para recepcionar os convidados no melhor estilo omotenashi a Associação Brasileira de Ikebana prepara cinco grandes instalações de ikebana. O animê Kampai, dublado em português, será exibido no mezanino e uma exposição de shodô com caligrafias oficiais dos primeiros-ministros japoneses completa a experiência com uma dose cultural de Japão no Brasil.

Inscrições gratuitas no link: http://kokushu.eventbrite.com

Kokushu: uma dose de Japão

Quando: 10 de agosto, a partir das 15h
Programação: Seminário: das 15h, às 18h. Degustação e apresentações culturais: a partir das 18h
Inscrições gratuitas: clique no link http://kokushu.eventbrite.com
Onde: Nikkey Palace Hotel – R. Galvão Bueno, 425 – Liberdade, São Paulo – SP