Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Uma pitada de curry para esquentar a vida e viajar no tempo

foto-marcos-miura
Marcos Miura é ator, roteirista e publicitário. Atua em teatro, cinema e televisão. Alguns de seus trabalhos incluem novelas e seriados na TV Globo (Morde & Assopra, Aline), SBT (Carrossel)

Durante um período de minha carreira de ator, também trabalhei como apresentador e repórter para uma emissora de televisão que tinha, na sua programação, conteúdo sobre cultura japonesa.

Era muito comum fazermos a cobertura dos eventos que envolviam a comunidade nipo-descendente. E quando falamos em festa japonesa, o que não pode faltar? Comida, claro! Culinária japonesa é quase uma unanimidade e parece que está vinculada diretamente quando falamos em cultura japonesa. Foi em uma dessas grandes festas que fui entrevistar uma senhora que preparava um prato que até hoje tem uma representação especial para mim: o karê ou karê rice.

O karê seria a versão japonesa do curry indiano que preparamos como se fosse um cozido de legumes e carne acompanhado de arroz branco japonês. É muito popular no Japão, e essa tradição se manteve na minha família. Lembro que minha mãe o preparava especialmente no inverno, como uma refeição que, além de nos alimentar, também nos aquecia nos dias extremamente frios. É um prato que eu adoro!

Quando provei o karê durante a entrevista que fazia com a senhorinha, bateu uma saudade da comida da minha mãe. Acontece com você também de ter certos sabores, cheiros e texturas nos alimentos que o remete a momentos bons, felizes, e traz uma nostalgia? Pois é, comigo não é diferente.

Confesso que durante a gravação daquela entrevista, bateu uma forte emoção. Parecia que quem estava ali preparando o karê era a minha mãe. Eu não me contive e dei um abraço apertado na obassan (senhorinha). Fui retribuído com outro abraço caloroso.

Falar sobre o karê me dá saudades destes velhos tempos de infância, da comida caseira, das brincadeiras com meus irmãos, da companhia dos cachorros no quintal, de colher frutas no pomar… Quer saber? Esse papo merece uma viagem no tempo. Vou pedir para minha mãe preparar um karê, assim como eu fazia quando era pequeno:

— Mamãããee! Faz um karê pra mim? Onegaishimassu!(por favor!)

O karê marcou para sempre a minha vida.

Marcos Miura é ator, roteirista e publicitário. Atua em teatro, cinema e televisão. Alguns de seus trabalhos incluem novelas e seriados na TV Globo (Morde & Assopra, Aline), SBT (Carrossel) e atualmente apresenta o programa de entrevistas Cenários (Academia do Palestrante). Conheça mais de seus projetos em www.marcosmiura.com.