Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Um almoço em Pinheiros

A “hora do almoço” é um conceito formado por duas partes: um está relacionado ao tempo; outro, obviamente, com alimentação.

Alguns estabelecimentos trabalham mais com a questão do tempo. Colocam mesas e cadeiras para o cliente passar de trinta a quarenta minutos. Para acompanhar, tal qual a pipoca no cinema, algo para estufar o estômago pelas próximas horas. Os restaurantes que oferecem uma ótima experiência culinária, ambiente agradável e sem demora ainda existem – embora não sejam tão comuns como se pensa.

A seguir, #hashitag mostra duas sugestões de onde almoçar no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Sushi e sashimi

HT17_pinheiros_hideki_sushi
Fotos: Henrique Minatogawa

O Hideki Sushi é um grande conhecido quando se fala em restaurante japonês em Pinheiros. Em funcionamento desde 2002, o nome é referência em sua especialidade: sushi e sashimi.

O restaurante está localizado no começo da rua Dos Pinheiros, já próximo das avenidas Rebouças e Brasil. Em termos de acesso, a estação Fradique Coutinho do Metrô (Linha Amarela) fica na mesma rua, a poucos quarteirões de distância.

No sistema de serviço à la carte, há os pratos consagrados da culinária japonesa, como sukiyaki, lamen, udon e uma grande variedade de peixes grelhados. Também há pratos considerados exóticos no Brasil, como a enguia (unagi).

HT17_pinheiros_hideki

Atendendo à demanda nacional, o restaurante também trabalha com o sistema de rodízio e buffet por quilo no almoço. As opções incluem o balcão com variedade de sushi e sashimi, e os pratos quentes, como tempura, grelhados e shimeji. O forte mesmo permanece sendo o sushi e sashimi. É uma boa oportunidade de experimentar peixes diferentes do salmão e atum.

HT17_Pinheiros_hideki_buffet
Um destaque particular para o sashimi de peixe prego, cuja carne é muito branca e macia. Outro aspecto importante ressaltar é que a carne é levemente salgada e muito gordurosa. Assim, não é recomendável consumir em excesso – três fatias por vez é o suficiente.

O bolinho de chuva é a sobremesa tradicional da casa. Seco e crocante, deixe espaço para alguns após o almoço.

O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 12:00 às 15:00; aos sábados, domingos e feriados, o encerramento acontece às 16:00. No jantar, das 19:00 às 23:00. O restaurante fecha às segundas-feiras.

Hideki Sushi
Onde: Ruas dos Pinheiros, 70 Pinheiros, São Paulo-SP
Telefone (11) 3086-0685

Teishoku e entradas USB

HT17_pinheiros_matsu

O Izakaya Matsu é o mais recente representante da culinária japonesa no bairro. Inaugurado oficialmente em fevereiro de 2015, tem a base do consagrado Izakaya Issa (ver #hashitag 13).

Localizado na movimentada rua Pedroso de Morais, a entrada é discreta e elegante. O nome “Matsu” significa “pinheiro” em japonês. Abrindo a porta de correr, logo se vê o balcão, que conta com cerca de 20 lugares.

HT17_pinheiros_izakayamatsu
Entrada do Izakaya Matsu
Atento às necessidades do cotidiano moderno, o balcão conta com entradas USB que servem para manter a carga de aparelhos eletrônicos compatíveis.

As opções do almoço executivo variam conforme o dia da semana. As refeições são no sistema de teishoku, ou seja, são pratos combinados. O prato principal é acompanhado de entradas, arroz e missoshiru (exceto o lamen), e sobremesa.

pinheiros_tomada_matsu
Detalhe da tomada USB, no balcão

Cada semana tem um cardápio variado para não cair na rotina. Alguns exemplos do que pode aparecer no menu do dia são: karaage, frango frito ao molho da casa; buta shogayaki (carne de porco com gengibre); gyudon (arroz coberto de fatias de carne); lámen, que tem onigiri (bolinho de arroz) como acompanhamento e o tonkatsu kare, que é carne suína à milanesa com curry.

O almoço executivo é servido de segunda a sexta, das 11:30 às 14:30. A quantidade de refeições servidas é limitada, então é bom chegar cedo.

O restaurante abre também à noite, das 18:00 às 23:00, e nas noites de sábado, mas com seu cardápio de izakaya; não abre aos domingos.

Izakaya Matsu
Onde: Ruas Pedroso de Morais, 403, Pinheiros, São Paulo-SP
Telefone (11) 3812-9439



Acompanhe a Hashitag no Instagram pelo perfil @hashitag.