Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Test Drive: Saquês Premium

Kendi degustando saquê
Kendi degusta um Hakushika Yamadanishiki Honjozo fotos: Rafael Salvador
Em tempos de modernização, o saquê é uma lembrança para os japoneses da existência de seus deuses, sendo a bebida oferecida em rituais sagrados e eventos festivos. E, apesar de toda a formalidade em torno de sua simbologia, o saquê tem como papel aproximar as pessoas e, por isso, não só pode como deve ser tomado de um modo bem informal.

Mas um pouco mais de conhecimento sobre a forma de produzir e degustar uma bebida de alta qualidade torna a sua apreciação mais prazerosa. Por isso, Kendi Yamai convidou o kikizake (especialista em saquê) Celso Ishiy para apresentar aos leitores da #HashiTag uma seleção de quatro rótulos e explicar as particularidades de cada um.

Para ser classificado como um produto premium, o saquê precisa ser produzido com arroz do tipo yamadanishiki, a variedade mais refinada e considerada a melhor para a sua produção, e a porcentagem de polimento do grão ser superior a 30% para retirar todas as impurezas e resultar em uma bebida de melhor qualidade.

A forma de provar o saquê é semelhante à do vinho, sentindo primeiro o seu aroma e depois o sabor e a textura. A recomendação é experimentá-lo puro e levemente gelado, pois seus atributos suaves simplesmente somem quando ele é incorporado em misturas como saquerinha ou sangria.

Celso e Kendi brindam com saquê
Celso e Kendi brindam com o Ooyuki, saquê premium produzido no norte do Japão

E antes de começar a degustação, Celso explica sobre os tipos de copo como, por exemplo, o masu (caixa quadrada de cedro usada para medir arroz durante o período feudal) que acaba alterando o sabor por ser feito de madeira e não permite a apreciação visual e, portanto, é usado apenas para um brinde numa ocasião especial. O ideal são os copos de tamanho pequeno fabricados com vidro, cerâmica ou porcelana.

Os rótulos selecionados para esta edição do Test Drive foram Hakushika Yamadanishiki Honjozo (com acréscimo de álcool destilado), Hakushika Yamadanishiki Junmai (todo o álcool é originário da fermentação do arroz), Yaegaki Sake e Ooyuki. Saiba mais sobre a tradição da bebida-símbolo do Japão e a forma de prová-la em sua próxima visita a um bom restaurante japonês assistindo a esta saborosa degustação.

Saquês premium
A partir da esquerda: Ooyuki, Hakushika Yamadanishiki Honjozo, Hakushika Yamadanishiki Junmai e Yaegaki Sake