Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Test Drive: Furikake – tempero para arroz

felipe-furikake-m
Nesta edição, convidamos a assistente de arte Giovanna Dantas e o analista administrativo Felipe Brandão Malaspina para experimentarem o furikake, um delicioso tempero seco para ser colocado levemente em cima do arroz branco.

Vendido em embalagens coloridas ou pequenos recipientes de vidro, apesar de comum para os japoneses, o furikake ainda é um mistério para os brasileiros que se aventuram por mercearias orientais. Como é possível que haja tanta variedade para um único item? E quais são os seus ingredientes, afinal?

Na complexa composição da iguaria temos flocos de peixe seco, peixinhos secos, gergelim branco ou preto, folhas de algas (nori) picadas, açúcar, sal e glutamato monossódico entre outros condimentos que rendem as cores e texturas características, conforme a opção escolhida. Além disso, ele é uma rica fonte de cálcio.

As dezenas de marcas de furikake que existem no Japão lançam no mercado do arquipélago uma inesgotável variedade de sabores, que vão desde os tradicionais ovos, salmão, shisô vermelho, tarako (ovas de peixe) e wasabi (raiz forte) até outros mais exóticos como enguia, sukiyaki, curry e até ouriço!

E apesar de estar associado à ideia de ser um produto infantil, com persona- gens da moda estampados nas embalagens e figurinhas colecionáveis de brinde, existem versões direcionadas ao público adulto, com opções mais elaboradas e de sabores mais intensos.

Se você não gostar de arroz japonês, um jeito moderno de experimentar o furikake é colocar sobre um macarrão alho e óleo ou em cima de um pão de forma torrado com manteiga. Para descobrir se a Giovanna e o Felipe aprovaram ou não a novidade, assista ao vídeo!

giovanna-furikake-full
fotos: Ricardo Miyajima