Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Takoyaki, o bolinho de polvo

Takoyaki, bolinho de polvo

Takoyaki, bolinho de polvo Tatewaki Nio

Takoyaki é considerado o petisco magistral. No Japão, é um dos mais populares e é vendido em barracas de rua, é item que não pode faltar em festivais.

Na Takeshita Dôri, em Harajuku, a rua preferida das lolitas do mundo inteiro, há uma loja que vende o Takoyaki do Amor, o Koi Takoyaki, e faz um sucesso monumental. Esse street food de primeira tem quase um século de história. São bolinhos de massa crocante por fora e úmida por dentro, recheada de pedaços de polvo (takô).

A massa é feita de farinha e ovo, temperada com sal e extrato do peixe bonito desidratado e recebe na cobertura, um molho agridoce. Há versões ocidentalizadas com maionese. Mas não podem faltar tiras de alga nori por cima.

O takoyaki foi criado por Endo Tomekichi, um vendedor de comida de rua na periferia da cidade de Osaka, em 1935. O Mar Interior de Seto abastecia a região com grande quantidade de frutos do mar, e o polvo era muito apreciado por sua carne macia. Endo fundou a Aiduya, que ainda hoje é tocada por seus descendentes. É uma lojinha pequena especializada no takoyaki à moda original, com massa temperada e sem coberturas.

Takoyaki é uma das comidinhas de rua populares no Japão. O bolinho é cremoso e tem pedacinhos de polvo no recheio

Takoyaki é uma das comidinhas de rua populares no Japão. O bolinho é cremoso e tem pedacinhos de polvo no recheio Henrique Minatogawa

A panela para assar o takoyaki é muito peculiar. Trata-se de uma frigideira de ferro fundido e antiaderente, pesada, contendo cavidades em forma de meia-bola. Existem também as frigideiras elétricas que podem ser colocadas diretamente à mesa e as mecanizadas, utilizadas em vendas de takoyaki, que vibram e rolam as bolinhas automaticamente.

takoyaki Sakura Card Captors

Cena da animação Sakura Card Captors

O takoyaki chegou a São Paulo recentemente, e sua procura foi impulsionada por uma legião de fãs de cultura pop e desenhos animados japoneses. Personagens de um dos mangás mais populares, Sakura Card Captors, vivem comendo takoyaki e isto despertou a curiosidade dos jovens sobre este petisco.

No bairro da Liberdade, em São Paulo, o takoyaki pode ser encontrado até em mercadinhos, que logo à entrada, instalaram uma máquina de fazer takoyaki.

Na capital da alta gastronomia, até esse bolinho ganhou sua versão gourmet e é o carro-chefe do Izakaya Issa. Clarina Batista de Lima é a encarregada de grelhar os takoyaki da casa há vários anos. Foi ela que nos mostrou o passo a passo, com a revelação de alguns segredos da casa. Por exemplo, na massa. Tradicionalmente feita de água gelada e farinha, com tempero de caldo dashi, no Izakaya Issa essa massa ganha a adição de batata cará ralada. Essa goma dá elasticidade e leveza à massa.

B-kyu ryori, o lado B da gastronomia japonesa