Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Sushiman brasileiro é eleito o melhor do mundo

CelsoAmano_sushicup
Celso Amano é o primeiro campeão brasileiro da Copa do Mundo de Sushi
O sushiman brasileiro Celso Amano foi eleito o melhor do mundo no concurso mundial World Sushi Cup, que acontece em agosto em Tóquio, Japão.

A competição avalia as habilidades do profissional na elaboração de sushi e pontos importantes como as boas práticas de segurança e higiene na cozinha.

celsoamano
Celso Amano recebe o prêmio de 1º lugar no World Sushi Cup

Entre os 27 participantes da edição de 2016, quatro eram brasileiros. O paulistano Amano foi o destaque do ano com o 1º lugar na categoria edomae sushi (sushi tradicional) e o 4º lugar no sousaku sushi (sushi criativo). Com a soma das duas notas, ele garantiu o lugar mais alto do pódio e o troféu da competição.

Outro destaque brasileiro do World Sushi Cup 2016 foi o sushiman Fabio Ishizuka, que ganhou o Prêmio Kinjirushi, uma das empresas patrocinadoras do evento.

fabioishizuka
O brasileiro Fábio Ishizuka é destaque no World Sushi Cup 2016

O melhor sushi

Celso Amano trabalha sob a supervisão do chef Shin Koike e comanda o balcão do Sakagura A1, desde o final de 2015.

A competição é patrocinada pelo Ministério da Agricultura do Japão e tem por objetivo melhorar a qualidade do sushi no mundo.

Produção de Celso Amano

Para a prova do sousaku, o sushiman usou ingredientes brasileiros como café e banana, além de utilizar a técnica do churrasco.

Já para o preparo do sushi tradicional, ele se destacou pelo manuseio perfeito das facas no corte de peixes e frutos do mar tipicamente japoneses, com os quais não tem contato, e pelo tratamento do peixe para o preparo das iguarias.

Assista ao momento da premiação

Amano, natural de São Paulo, se emocionou e chorou ao subir ao pódio. Com 38 anos, teve duas passagens pelo Sakagura A1, sendo que há nove meses passou a ser o principal sushiman da casa.

1ª Copa Brasil Best Sushiman 2016