Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Sukiyaki do Bem 2021 é inspirado no tema Ikigai

Ramen Ikigai - Sukiyaki do Bem 2021

Rafael Salvador

Com o prolongamento da pandemia da Covid-19, o evento beneficente Sukiyaki do Bem, promovido há 15 anos pela ceramista Hideko Honma, será realizado, novamente, no formato de uma seleção especial de comidas, bebidas e peças de cerâmica, que serão entregues na casa de quem adquirir esse conjunto. Serão colocadas à venda 500 unidades, e os recursos arrecadados serão doados a duas entidades beneficentes.

Hideko Honma e domburis

Rafael Salvador

Até 2019, o Sukiyaki do Bem era realizado no formato de um jantar com receitas exclusivas, elaboradas por chefs convidados, apresentações culturais e exposição de peças dos alunos do atelier de Hideko. Uma das principais características desse evento, e que é o motivo de tanto sucesso, é que ele une a boa gastronomia e a beleza da cerâmica, provocando sensações distintas e, portanto, uma experiência única. Essa característica permanece no novo formato de entrega em casa; tanto que, no ano passado, todas as unidades colocadas à venda se
esgotaram.

A cada edição, um tema é escolhido para nortear o Sukiyaki do Bem. Para 2021, o tema é Ikigai – A arte de viver. Expressão que se refere ao propósito da vida, é um conceito que veio das ilhas Ryukyu, ao sul do Japão, dentre as quais Okinawa é a mais conhecida, uma região famosa pelas praias, mares e por uma população centenária e saudável. Por isso, entre os itens do Sukiyaki do Bem deste ano estão um ramen com inspiração nos sabores okinawanos e o Awamori, um destilado típico daquela região.

O Sukiyaki do Bem 2021 Ikigai – A arte de viver terá: domburi (tigela grande) e hashioki (descanso para hashi) de cerâmica, assinados por Hideko Honma; ingredientes pré-prontos para o preparo do Ramen Ikigai, elaborado pelos chefs do restaurante Jojo Ramen; petit four do chef Bertrand Busquet, oferecido pela Callebault; sobremesa do chef patissier Cesar Yukio; Awamori destilado apresentado pela sommelière Yasmin Yonashiro e oferecido pela Japan External Trade Organization (Jetro) e pela Nippon Bebidas (frasco com 110 ml) ; água tônica Riverside, para preparar um coquetel com o Awamori; e um livro Hideko Honma, que traz a trajetória e belas fotografias das obras da ceramista.

Esses itens virão acondicionados em nichos, dentro de uma bolsa reutilizável. Todo lucro líquido obtido com a venda da seleção Sukiyaki do Bem 2021 será direcionado para o Movimento Água no Feijão e para a Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono.

Ikigai: razão de viver

O termo Ikigai combina as palavras japonesas ikiru, que significa viver, e kai, que se refere à realização do que se espera. “Ikigai é um conceito que tem a ver com a razão de viver, com ter um motivo para se levantar todos os dias”, explica Hideko Honma.

“Neste segundo ano da pandemia, todos tivemos o desafio de gerir melhor o tempo, de refletir sobre muitas coisas e de encontrar novos caminhos e objetivos. Nessa jornada, percebemos que é importante compartilhar os bons resultados com os nossos semelhantes, principalmente com aqueles que mais precisam de nossa ajuda”, conta Hideko.

“Isso é o que nos move, é um ikigai”, conclui a ceramista, que neste ano está envolvida em outras ações solidárias, como o As Canecas do Brasil, em parceria com o Cerâmica Contemporânea Brasileira – CCBras.

O conceito do Ikigai vem de Okinawa. A região é famosa por ter uma população de saudáveis moradores centenários. “Dizem que o segredo dessa feliz longevidade é o Ikigai”, diz Hideko.

Valor, entrega e sorteio de presentes

A seleção Sukiyaki do Bem 2021 custa R$ 500,00 a unidade e está à venda pelo site quicklytravel.com.br/sukiyakidobem. As entregas serão feitas entre os dias 9 e 18 de setembro, sempre às sextas, sábados e domingos. O horário da entrega será das 15h às 21h.

Serão sorteados, ainda, entre os compradores, dez vagas para uma oficina de cerâmica no atelier de Hideko Honma e dez gravuras do artista japonês radicado no Brasil Kazuo Wakabayashi.

O que inclui o Sukiyaki do Bem 2021 – A Arte de Viver

  • Domburi Ikigai e hashioki: peças de cerâmica (tigela grande e descanso para hashi) assinadas por Hideko Honma. A domburi lembra a união das mãos, que acolhem o alimento para quem irá recebê-lo.
  • Ramen Ikigai: inspirado no sukiyaki e em Okinawa, o prato foi criado pelo ramen master Takeshi Koitani e pelos chefs Thyago Anasawa e Jana Costa, do Jojo Ramen. Tem caldo composto de porco, frango e dashi: é delicado e, ao mesmo tempo, potente. O macarrão é temomi (ondulado) e mais leve. O destaque é o Rafute, barriga de porco cozida, típica de Okinawa, preparado com um toque de Awamori (bebida regional). Para completar, o ramen vem com costela suína, minimilho, quiabo grelhado, cogumelo enoki, cebolinha naganegui e abóbora defumada. De acompanhamento, há espinafre horenso e gengibre agridoce (gari shoga).
  • Awamori: oferecido pela Japan External Trade Organization (Jetro) e apresentado pela sommelière Yasmin Yonashiro, o Awamori é uma bebida típica da região de Okinawa. É um destilado à base de arroz, muito versátil, pois pode ser tomado gelado ou quente, puro, com gelo ou, ainda, em diversos tipos de drinques, para refrescar nossos dias e noites.
  • Água tônica: oferecido pela Riverside, para o preparo de drinque com o Awamori
  • Petit Four: trufa de praliné de gergelim e ganache de shoyu elaborado pelo chef Bertrand Busquet; cortesia da Callebault.
  • Sobremesa Uchina Passion: mousse com sabor envolvente da shikuwasa (cítrico aromático muito apreciado em Okinawa) com abacaxi, manga e maracujá, assinada pelo chef Cesar Yukio
  • Livro Hideko Honma: traz belas imagens do trabalho da ceramista e a história de sua trajetória

Entidades beneficiadas 2021

O Movimento Água no Feijão surgiu em 2020, idealizado pela chef Telma Shiraishi, com a missão de levar alimento e cuidado às pessoas que mais precisam. Sua esperança é que essa receita de solidariedade, possa ser replicada e amplificada, possibilitando tempos melhores para todos.

O Ikoi no Sono, criado em 1942, abriga e oferece assistência a cerca de 70 idosos, com idade entre 68 e 102 anos, que são dependentes ou semidependentes de cuidados especializados, com o intuito de oferecer a eles qualidade de vida e um envelhecimento ativo.

Sukiyaki do Bem 2021 Ikigai – A Arte de Viver

Valor individual: R$ 500
Vendas: quicklytravel.com.br/sukiyakidobem
Dias das entregas*: 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de setembro de 2021
Horário das entregas: das 15h às 21h
Informações: www.sukiyakidobem.com.br/2021
*As entregas são para São Paulo e regiões próximas. É possível verificar os locais atendidos no site

Realização: Hideko Honma
Patrocinadores: Gtel, Jacto e Honda
Parceiros: Callebaut, Cancian, Dô Cultural, Hanami Confeitaria, Jojo Ramen, MondoYumi, Nippon Bebidas, Riverside, Quickly Travel, Yasmin Yonashiro
Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo e Jetro – Japan External Trade Organization