Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Sukiyaki do Bem 2020 terá edição virtual

sukiyaki do bem 2020O jantar beneficente Sukiyaki do Bem chega à 14ª edição e desta vez terá um formato inovador aos apreciadores da gastronomia e da arte cerâmica.

Para se adaptar aos protocolos de segurança ligados à pandemia da Covid-19, a idealizadora do projeto, a ceramista e curadora Hideko Honma, transformou o evento, que aconteceu nos último anos no Hotel Tivoli Moffarej, em uma versão do Sukiyaki do Bem em casa.

Ao ver esses heróis do cotidiano, percebemos que era preciso realizar o Sukiyaki do Bem e fazer a nossa parte em oferecer amparo e acolhimento a quem precisa.”

Hideko Honma cerâmica

“Cada item dessa caixa foi pensado e selecionado para transmitir o conceito e a experiência do evento: apreciar, compartilhar e doar através dos saberes, fazeres e sabores”, explica Hideko Honma.

Assim começaram os preparativos do Sukiyaki do Bem 2020, com uma configuração inédita: uma caixa, a ser entregue no endereço de quem adquiri-la, contendo itens que proporcionarão um momento único.

Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro – um elo de afeto

Esta edição foi batizada de Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro – um elo de afeto. Magokoro é um termo em japonês que alia dois ideogramas: “ma”, que significa “verdadeiro, sincero”, e “kokoro”, que equivale a coração, devoção, intenção. “A nossa tradução para esta palavra é um elo de afeto”, explica Hideko.

“Cada item dessa caixa foi pensado e selecionado para transmitir o conceito e a experiência do evento: apreciar, compartilhar e doar através dos saberes, fazeres e sabores”, conclui.

caixa Magokoro sukiyaki do bem

O que vem na caixa Magokoro?

  1. Um bowl especialmente produzido por Hideko Honma;
  2. Um hashioki (descanso para hashi), em cerâmica, também produzido por Hideko Honma;
  3. Uma Água Tônica London Essence 200 ml;
  4. Uma Vodka Haku da Beam Suntory 30 ml;
  5. Um saquê Junmai Nigori Sayuri da Hakutsuru ou Hakutsuru Junmai Namachozo 300 ml;
  6. Um kit para preparar o Sukiyaki Ramen com carne wagyu de Kagoshima, macarrão, caldo, tarê, cebolinha e cogumelos;
  7. Um arroz instantâneo (Pack Rice), importado do Japão;
  8. Um cupom de desconto nos restaurantes Amadeus, Atsui, Capim Santo, Jojo Ramen, Kinoshita, Usinas das Artes, Tatá Sushi, Torá Gastronomia e nas lojas Atelier Hideko Honma e Baletto;
  9. Sobremesa criada pelo chef patissier Arnor Porto e bombom de chocolate belga Callebaut pelo chef patissier Bertrand Busquet;
  10. Uma senha para acesso a conteúdos exclusivos no hot-site do Sukiyaki do Bem

Cada caixa custa R$ 500 e elas serão entregues entre os dias 26 de novembro e 12 de dezembro (de quinta a sábado), no endereço indicado pelo participante.

Solidariedade

Todos os anos, o Sukiyaki do Bem reverte o valor arrecadado para entidades de cunho social. Neste ano, os recursos obtidos com a venda serão destinados à Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono, que faz um trabalho exemplar de cuidado com os idosos, e ao Instituto Capim Santo, que oferece capacitação profissional a jovens que buscam um futuro melhor.

sukiyaki do bem

A experiência inclui o acesso a conteúdos exclusivos, entre eles o passo a passo de como empratar o sukiyaki em casa.

Sukiyaki + Ramen

Nesta edição, o sukiyaki, que será prato principal, ganha uma nova versão criada pelo ramen master japonês Takeshi Koitani em conjunto com a equipe de cozinha do Jojo Lab. A criação apresenta características de dois pratos bastante apreciados no Japão: com o macarrão e o caldo do ramen e o sabor próprio do sukiyaki. Entre os toppings, a carne bovina wagyu, proveniente da província de Kagoshima (Japão), considerada a melhor produtora desta carne, é cortada em finas fatias como no sukiyaki tradicional.

Como alternativa ao ramen, a caixa também terá uma porção de arroz importado do Japão, que já vem cozido e embalado a vácuo, garantindo a segurança e a qualidade do preparo.

Sukiyaki do Bem + JETRO

Pela primeira vez, o evento conta com a participação da Jetro – Japan External Trade Organization, instituição vinculada ao governo japonês, que trabalha com a promoção do comércio exterior. Tanto a carne wagyu, produzida pela Itoham Foods Inc., quanto o arroz (Pack Rice) importados do Japão são um oferecimento da Jetro especialmente para o evento.

Harmonização com bebidas

Na caixa também vem uma opção de drinque exclusivo, elaborado pela sommelière Yasmin Yonashiro, que poderá ser preparado em casa. Para a entrada, uma Vodka Tônica preparada com a vodka Haku, da Beam Suntory e Água Tônica London Essence.

Já para acompanhar o Sukiyaki Ramen, a sugestão de Yasmin Yonashiro é o Sake Junmai Nigori Sayuri da Hakutsuru, que é um saquê não filtrado, leve, cremoso e frutado, muito adequado para combinar com os sabores mais adocicados do caldo de sukiyaki. Outra opção que está sendo estudada é harmonizar com o Hakutsuru Junmai Namachozo.

sukiyaki do bem

Conteúdos on-line exclusivos: receitas e filmes

A experiência da caixa também inclui o acesso a conteúdos exclusivos no site do Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro.

Entre os materiais terá vídeo ensinando como empratar o sukiyaki, vídeos e um livreto digital com receitas de versões de sukiyaki preparados pelos chefs Adriano Kanashiro, André Saburó, Edson Yamashita, Erick Jacquin, George Koshoji, Morena Leite, Salvatore Loi e Telma Shiraishi.

Outro conteúdo exclusivo é o documentário “Chawan Project: Um universo em suas mãos”, produzido em 2019 e exibido em première na Japan House em São Paulo e na Embaixada do Brasil em Tóquio. “Estávamos aguardando uma oportunidade para exibir o filme em salas de centros culturais, mas com a pandemia, isso ficou inviável”, conta Hideko Honma, que decidiu liberar o filme na íntegra para os participantes deste Sukiyaki do Bem.

O filme tem 60 minutos de duração, com depoimentos emocionantes de ceramistas japoneses radicados no Brasil e mestres de cerimônia do chá, contando suas histórias, seus estilos e seus saberes em torno da arte da cerâmica, com belas imagens de chawans, fornos, tornos e tudo que envolve esse universo.

Além disso, a senha também dá acesso ao curta-metragem “O Universo de Hideko Honma”, uma visão poética sobre o processo de trabalho da ceramista.

Chawan Project – cerâmica

Vendas e logística de distribuição

As vendas serão realizadas, a partir de 23 de outubro, pelo site Mitiki www.mitiki.com.br, uma nova plataforma de conteúdos de cultura gastronômica, que entra no mercado apresentando experiências em alimentos e bebidas, bem como suas extensões para um estilo de vida mais prazeroso. É a Mitiki que irá desenvolver, também, a logística de distribuição das Caixas Magokoro, para que seu conteúdo chegue aos compradores preservando todo o frescor e integridade.

Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro: um elo de afeto

Vendas:

Entrega do kits:

    Serão feitas em 3 semanas (de quinta a sábado)
    De 26 de novembro a 12 de dezembro

Investimento:

    R$ 500,00 a unidade
    Frete incluso para a cidade de São Paulo. Para demais localidades, será informada a taxa de entrega no momento da aquisição

Pagamento:

    cartão de crédito ou débito

Para saber mais:

Quantidade limitada a 500 unidades