Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Sorvete de neve

É no verão japonês (de junho a agosto) que acontecem os principais festivais de rua, com muita música, dança e, é claro, comida! Cada cidade tem a sua festa, que ocupa as ruas com os desfiles (assim como os blocos de carnaval de rua). As meninas escolhem o melhor yukata (tipo de kimono de verão) para desfilar, e os meninos mostram o gingado nas danças tradicionais. Tudo coreografado, seguindo as caixas de som dos carros alegóricos que passam por toda a cidade.

No meio da muvuca estranhamente organizada, as filas mostram que existe um caminho a seguir. Ao olhar para cima, é só procurar pelas bandeiras que indicam um verdadeiro menu a céu aberto. Cada barraca com seu prato.

O clima quente e úmido típico da estação não dá trégua, nem mesmo quando o vento passa. O ar abafado pede uma opção refrescante, como o espetinho de frutas geladas, banana com chocolate ou pepino temperado com sal ou missô.

O clássico do verão é a raspadinha, que lá é chamada de kakigori. Mas não se trata de um simples gelo raspado. O kakigori ideal é aquele com flocos tão finos quanto a neve, regado com leite condensado e xarope de frutas. Entre os sabores mais comuns estão o de morango, melão, limão, o “blue-Hawaii”, com um “sabor tropical” que lembra o abacaxi. A graça está em pedir pela cor, já que quanto mais colorido, melhor.

Para quem quiser uma opção mais sofisticada, experimente a versão chamada ujikintoki, com calda de matchá, dango (bolinho de farinha de arroz glutinoso) e anko (doce de azuki).

karinkimura
KARIN KIMURA
Repórter da revista Hashitag e do site Made in Japan.

Instagram: @karinkimura
Mais posts de Karin Kimura, clique aqui.