Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Saquê doce

amazake
Fotos: Henrique Minatogawa

amazake 1
Amazake é uma bebida adocicada, feita a partir da fermentação do arroz. Comparado com o saquê propriamente dito, apresenta teor alcoólico menor (ou nulo) e sabor adocicado – o nome significa, literalmente, “saquê doce”.

É possível preparar o amazake de modo artesanal, utilizando água quente, arroz cozido e a levedura koji (fermento). Porém, é um processo relativamente longo e que requer precisão para que não seja produzido álcool em excesso ou que a mistura simplesmente não apodreça.

Existe um produto conhecido como sake kasu ou sake ko, que é o modo prático de preparar o amazake. Trata-se de uma massa composta por resíduo de arroz, resultante da produção de saquê. Pode ser encontrado na geladeira de mercearias especializadas, geralmente a menos de R$ 5 pelo pacote de 500 g.

amazake 3 com cafe
amazake 2 sake kasu
Sake kasu

Quente ou frio

O amazake é indicado tanto para dias quentes como para os frios.

“Para dias frios, o amazake pode ser ingerido com mel, canela ou gengibre. Dependendo do produto, este já pode ser adocicado o suficiente e dispensar o açúcar”, recomenda Sonia Yamane, sake sommelier da Haru Consultoria.

Já para as épocas de calor, a especialista indica misturar com iogurte, limão, laranja, yuzu ou outras frutas. “Também pode ser tomado gelado diluído com café (foto acima), como se fosse um café com leite gelado”, explica.

Substituto do leite

O amazake pode substituir parcialmente o leite na preparação de bolos, panquecas e outros.

Porém, a troca nunca é total devido à diferença de teor de gordura, como conta Sonia. “Em caso de substituição total de um produto pelo outro, o resultado final não será o mesmo”, completa.