Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Restaurante By Koji: Sushi e Futebol

by-koji-fachada-full
O By Koji faz parte do Morumbi Concept Hall fotos: Henrique Minatogawa

by-koji-balcao-full
Balcão do By Koji
O São Paulo consagrou-se internacionalmente com a conquista de três títulos mundiais, todos vencidos em solo japonês. Agora, o time paulista trouxe um pouco do Japão para dentro do seu próprio estádio. Inaugurado em janeiro de 2012, o restaurante By Koji integra o Morumbi Concept Hall,espaço multiuso do Estádio Cícero Pompeu de Toledo que também abriga área de eventos,  academia, lojas e serviços – todos ao redor e com vista generosa para o gramado.

Estrutura

A construção do restaurante levou um ano e meio, seguindo a proposta de mudar o conceito de ocupação de um estádio de futebol. Foram necessárias grandes adaptações estruturais.

A maior delas foi a instalação da câmara frigorífica, especialmente fundamental para a conservação de peixes. Bar, mesas e balcão estão dispostos de modo a não obstruir a visão para o campo. Até mesmo o toalete está muito bem camuflado. O restaurante fica a cerca de 40 metros do gramado. Além das regulares, dois conjuntos de mesas estão dispostas em forma de arquibancada. Para os fanáticos, há 60 cadeiras cativas no lado de fora.

Omakase

by-koji-vista-full
Esta é a vista que se tem a partir do restaurante
O chef Koji Yokomizo conta com a experiência do chef Nobu Ozaki, especialista em pratos quentes, que também comanda a cozinha. “Estamos colocando coisas novas, procurando ingredientes sazonais”, disse Nobu, que ressaltou a importância de descobrir os melhores fornecedores para garantir a qualidade. O destaque é o omakase, sequência de pratos escolhidos pelo chef especialmente para o cliente. Para os dias de jogo, há um cardápio especial. “Servimos kanikoroke, que é croquete de carne de siri, e kakiage (tempurá de camarão e legumes). Dependendo do dia, shimeji, sushi e sashimi. É uma degustação com pratos variados”, explicou o chef Koji.

Tricolores

Em um estádio, é inevitável falar de futebol. Além do presidente Juvenal Juvêncio e da diretoria do clube, o By Koji já recebeu o goleiro Rogério Ceni. Ambos os chefs se declararam aficionados por futebol (são-paulinos, claro). “Quando tem jogo, a gente fica de olho também” (risos), confessa Nobu.

by-koji-campo-full
Poucos restaurantes têm um estádio como elemento de sua decoração