Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Restaurante Aizomê comemora 10 anos com menu especial

aizome_telma_shiraishi
Chef Telma Shiraishi comemora os dez anos de Aizomê Foto: Rafael Salvador
Em março de 2017, o restaurante Aizomê completa 10 anos de história com um cardápio especial, relembrando os pratos mais pedidos e comemorando com novidades gastronômicas.

A casa localizada nos Jardins, perto da Avenida Paulista, em São Paulo, reserva um espaço aconchegante no sobrado da Alameda Fernão Cardim. Por trás do jardim com árvores de momiji e bambus, a porta de entrada logo convida o visitante para o hall de entrada que leva para o balcão de sushi.

Além dos pratos que saem do balcão, a variedade do cardápio inclui surpresas que vêm da cozinha que funciona praticamente como um ateliê sob o comando da chef Telma Shiraishi.

“Manter um restaurante em São Paulo, em um período de tantos revezes econômicos e políticos, com matérias-primas selecionadas e mão de obra afinada é um desafio e tanto.Só com muita paixão e acreditando que meu trabalho faz diferença é que consigo a força e a motivação para continuar sempre em frente, em busca da próxima inspiração”, revela Telma.

blackcod_misoyaki_yuzu
Black Cod Misoyaki ao Yuzu volta como um dos mais pedidos no Aizomê Foto: Rafael Salvador

Em seus dez anos à frente do Aizomê, a chef conta que amadureceu bastante nesse período e o principal aprendizado foi manter-se fiel ao conceito e às convicções que a inspiram: “Aprendi que com a experiência você passa a valorizar a simplicidade e a respeitar mais os ingredientes. Meu trabalho é mais no sentido de realçar, harmonizar e emoldurar sabores, texturas, cores e aromas”, e completa, “não precisamos de produtos caros ou extravagantes para fazer uma boa comida”.

Com um estilo de cozinha autoral contemporânea, a chef preza a valorização dos insumos locais e do trabalho dos produtores. Os seus pratos refletem um trabalho minucioso que inclui técnica e uma apresentação muito própria e afetiva. “Desde o início tinha o sonho de ter um restaurante onde pudesse apresentar a grande variedade de preparações da culinária japonesa, afinar o paladar à percepção do umami e valorizar o que temos no Brasil seguindo os princípios e técnicas do Japão. Com o tempo, veio a confiança para imprimir um toque pessoal e reconhecer meu estilo próprio dentro da culinária a que escolhi me dedicar”, conclui.

cheesecake_tofu_calda_hanaume
Cheesecake de Tofu com calda de frutas vermelhas e hanaume Foto: Rafael Salvador

Menu de aniversário

O menu especial de aniversário do Aizomê estará disponível tanto para o almoço quanto para o jantar, com destaque para os pratos que ficaram conhecidos como os favoritos do público nesses dez anos de história. Entre os escolhidos que não podem faltar no menu tem: siri mole karaage ao molho ponzu, black cod missoyaki ao perfume de yuzu, peixe grelhado ao molho de missô e maracujá, magret de pato ao molho de kinkan, chasoba e onsen tamago, barriga de porco ao tarê de alho negro, soufflé de chocolate meio amargo com calda de wasabi e cheesecake de tofu com calda de frutas vermelhas e hanaume.

O cardápio inclui opções à la carte e, para quem ficou na dúvida e quer experimentar todos, tem a opção do menu-degustação, com uma seleção de pratos servidos em sequência. Além da lista dos preferidos do Aizomê, a chef Telma garantiu que não deixará de oferecer as novidades sazonais com ingredientes únicos que costuma apresentar para os clientes.

Comemorações de março

O mês de aniversário do Aizomê também é um mês cheio de comemorações culturais. No Japão, o dia 3 de março é o Dia das Meninas e é uma data celebrada com comidas típicas tradicionais. Por isso, as chefs Telma e Vivianne desenvolveram um cardápio temático especialmente para serem servidos nos dias 3 e 4 de março com quitutes e chás especiais das 15h às 18h, no Aizomê.

Além disso, o dia 8 de março é o Dia Internacional das Mulheres e, para celebrar a data, haverá um menu especial feito em homenagem à dona Margarida Haraguchi, do Izakaya Issa. O jantar será preparado pelas chefs Telma Shiraishi e Ligia Karazawa, seguido das sobremesas de Vivianne Hitomi Wakuda e Marcia Maria Garbin. Para harmonizar os pratos com as bebidas, as especialistas Yasmin Yonashiro, Daniela Bravin e Cassia Campos completam a equipe do dia.

Continue lendo…

Perfil da chef: Telma Shiraishi
Perfil da chef: Vivivanne Wakuda
Perfil da chef: Margarida Haraguchi

Siga a Hashitag no Instagram @hashitag