Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Receita: Bolo Castella (kasutera)

bolo castella

Buzzfeed Jp


O bolo castella (kasutera na pronúncia japonesa) é um bolo do tipo pão-de-ló, bastante popular na culinária oriental que chegou ao Japão por influência dos portugueses (contamos esta história aqui neste outro post). Ele é apreciado como uma das especialidades regionais da província de Nagasaki, no Japão, que na época era a única porta de entrada para os comerciantes estrangeiros.

Na receita compartilhada pelo site Buzzfeed Japan, o bolo é feito com leite. Veja, a seguir, a receita completa de bolo castella.

Ingredientes

  • 140 g de açúcar
  • 130 g de farinha de trigo
  • 80 mL de óleo de canola
  • 80 mL de leite
  • 8 ovos (separar gemas e claras)
  • Água quente (para banho-maria)

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 170˚C. Forre uma forma quadrada de 23 cm com papel manteiga.
  2. Aqueça o óleo por 30 segundos em uma panela pequena, em fogo médio.
  3. Despeje o óleo em uma tigela média e peneire a farinha, mexendo bem. Adicione o leite (em duas vezes) e misture bem.
  4. Coloque as gemas em uma tigela grande e adicione a mistura de farinha (3), até ficar homogênea.
  5. Em uma tigela grande separada, bata as claras até atingir ponto de neve e acrescente o açúcar aos poucos (em três partes) enquanto continua a bater, até atingir o ponto de neve firme.
  6. Misture cerca de ¼ das claras na mistura de gema de ovo (4) até que a massa esteja misturada de forma homogênea. Use uma espátula para não que a consistência aerada não se perca. Incorpore delicadamente o restante da clara em neve (em duas partes).
  7. Despeje a massa na assadeira forrada com papel manteiga e bata-a na bancada para liberar quaisquer bolhas grandes de ar.
  8. Coloque um pano de prato em uma assadeira grande. Coloque a assadeira do bolo dentro dessa assadeira e despeje a água quente na assadeira externa até a metade de suas laterais.
  9. Leve ao forno por 60 minutos (170℃), até dourar.
  10. Retire o bolo do forno e bata no fundo da forma. Segure no papel manteiga para tirar o bolo da assadeira, e então retire o papel. Pronto, agora é só cortar o bolo e servir!

assista ao vídeo com a receita: Bolo Castella (kasutera)

Fonte: Buzzfeed Jp