Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Quero ser Chef de Cozinha

Luis_Yscava

A profissão cozinheiro tem crescido muito nesses últimos anos. Podemos ver isso nas matérias de revistas, nos programas de TV, nos livros que ganham destaque nas livrarias e com o crescimento de cursos de culinária e gastronomia nas faculdades e escolas particulares.

Hoje o “Chef de Cuisine” tem outro significado, tem status e importância nunca vistos antes aqui no Brasil. Fica sempre aquela pergunta que não quer calar: “todo mundo pode ser um chef?” Claro! Porém, uma coisa que sempre temos que lembrar é que antes de assumir um cargo de chefia na cozinha, precisamos ser um profissional da cozinha, ou seja, um cozinheiro! Lembro-me da primeira palestra que assisti do chef Alex Atala, que disse que antes de mais nada, era um cozinheiro e que demorou anos para ser chef!

Essas palavras não fizeram muito sentido na época. Estava cursando o 2º semestre de Tecnologia em Gastronomia e, em minha cabeça, era um curso para ser um chef ou um gastrônomo. Por sorte ou azar do destino, me formei e já fui atuar como “chef” de uma lanchonete natural; depois, de um restaurante em um campo de golfe e, nesse meio tempo, consegui ser professor em uma das faculdades mais respeitadas do Brasil. Se eu estava feliz com tudo isso? Não tenha dúvidas! Contudo, também vieram o ego e a ignorância de que eu tinha a prática e o conhecimento bem dominados.

A vida vai ensinando e mostrando a verdadeira realidade, seja de forma boa ou ruim. Para a minha sorte, foi da pior maneira possível. Fui para o exterior em busca de especialização e, graças ao curso e aos estágios que fiz, entendi onde eu estava e o que eu precisava fazer para alcançar o nível básico. Sim, o básico! E foi nesse momento que as sábias palavras ouvidas naquela palestra começaram a fazer mais sentido: ser cozinheiro é o básico para conseguir ser um exemplo, uma inspiração e um líder para o resto da sua equipe. Só então é possível ser considerado um chef.

Apesar dos anos atuando como professor e cozinhando profissionalmente, tenho estudado para aprender cada dia mais, seja com os livros, com os cursos, com os amigos e com as dificuldades. Temos que continuar para frente sem limites, mas acredito que isso só seja possível com o aprendizado sobre as bases da cozinha que uma boa escola podem passar, seja em sala de aula ou num restaurante. Por esses caminhos, o profissional poderá ser considerado um bom cozinheiro e conseguirá alcançar o cargo mais alto de uma cozinha.

H17_luisyscava2
LUIS YSCAVA é graduado em Tecnologia em Gastronomia pelo Senac, com especialização em escolas da Suíça e Tailândia. Iniciou a carreira em restaurantes no Japão e soma ao seu currículo a vivência em países da Europa e Ásia. Atualmente é consultor gastronômico e chef do Hidden by 2nd Floor

Mais posts de Luis Yscava, clique aqui