Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Que tal um hambúrguer gourmet à moda japonesa?

Com a onda de hambuguerias gourmet, eis que a culinária japonesa não podia ficar fora dessa. Como? Juntando hambúrguer com um dos pratos mais populares do Japão: o lámen.

A onda de Ramen Burger começou a gerar filas na feira gastronômica Smorgasburg, em Nova York. Desde o lançamento do prato, em julho, Keizo Shimamoto não teve mais sossego com as vendas da novidade. Com o sucesso da invenção, o chef já participou de programas de televisão e viralizou a ideia na internet.

Lotteria img lat
Ramen Burger da rede Lotteria, no Japão
E tudo começou durante uma viagem que Shimamoto fez ao Japão para conhecer melhor o lámen. Lá, o mercado já havia lançado, pela rede de fast-food Lotteria, uma versão de Ramen Burger com o macarrão no lugar do hambúrguer. O prato era feito com macarrão, chashu (carne de porco cozida) e maionese servidos entre duas fatias de pão.

Outra versão também já foi lançada pela rede de fast-food MOS Burger, que lançou em Kitakata (cidade conhecida pelo Kitakata lámen, de Fukushima). Um hambúrguer que substituía o pão por lámen e era recheado com naruto (massa de peixe cozida), broto de bambu e cebolinha.

O Ramen Burger, na versão americana, foi ganhando tanto destaque na rede que o prato já chegou aqui no Brasil, com a adaptação do chef Jorge Tsuchimoto, do restaurante Nami Izakaya. Aqui, o prato também é feito com macarrão, no lugar do pão, mas o recheio é feito com hambúguer de carne com shimeji e cebolinha nirá. “O preparo do lámen é normal e depois é frito para tornar o formato do pão”, explica Tsuchimoto. Por enquanto, o prato é servido em quantidade limitada, apenas às terças-feiras.
“A ideia veio quando li no blog Go Ramen do criador do Ramen Burger, que ele havia vendido tudo em uma feira, aí fiz de brincadeira -só que com o meu hambúrguer”, conta.

ramen burger img
Ramen Burger do Nami Izakaya

Ainda não está certo se o prato entrará ou não para o cardápio da casa, então para quem ficou curioso, aqui vai o endereço do restaurante: