Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Prepare-se para os jogos

petiscos abre A1
Fotos: Rafael Salvador/ Nikko Fotografia
Com a chegada do maior campeonato de futebol ao Brasil, assistir às partidas na companhia de amigos e familiares pode ser um bom momento também para caprichar à mesa. Além das bebidas, entre uma jogada e outra, os petiscos são uma boa pedida para descontrair as disputas. A seleção japonesa está escalada para as partidas do Grupo C ao lado das equipes da Grécia, Costa do Marfim e Colômbia, na primeira fase. Por isso, a #Hashitag dá o pontapé inicial com algumas ideias de petiscos para acompanhar os jogos.

A chef japonesa Emiko Nakamura Smith mora em Natal, uma das cidades-sede da Copa, e sugere alguns petiscos como o edamame (soja verde) e o morokyu (pepino com pasta fermentada de soja, arroz ou outros grãos), que são aperitivos tradicionais servidos em izakayas.

akashiyaki A1
Akashiyaki é um bolinho de polvo delicado, servido com caldo dashi
kushikatsu A1
Kushikatsu combina seis opções de espetinhos à milanesa
Emiko vive no Rio Grande do Norte há 8 anos e hoje dá cursos de culinária japonesa na capital do Estado. Ela explicou que o número de alunos tem aumentado nos últimos tempos. “Os restaurantes japoneses são caros, as pessoas também querem aprender a fazer os pratos em casa”, disse a chef. “Também acho que os chefs vêm se preparando para receber os turistas para a Copa”, comenta.

Em São Paulo, o chef Shin Koike apresentou em primeira mão duas sugestões especiais que serão servidas no Sakaguara A1 durante a Copa do Mundo: o akashiyaki (bolinho de polvo) e o kushikatsu (espetinhos sortidos). Para facilitar a degustação, ambos são servidos em palitos ou espetos, dispensando o uso de talheres ou hashi.

O akashiyaki difere do takoyaki (também conhecido como bolinho de polvo) por ser mais delicado, tanto na textura como no sabor. Ao invés de complementos como maionese, o petisco é servido com caldo dashi e coberto com peixe seco ralado. Acompanha nabo e gengibre ralados.

Kushikatsu são seis espetinhos à milanesa, que incluem carnes brancas e vermelhas, além de legumes da estação – os ingredientes podem variar conforme o dia. É servido com molho de tonkatsu com gergelim.

Enquanto o akashiyaki faz parte do menu do restaurante, o kushikatsu será servido, inicialmente, apenas durante o Mundial. Uma bebida para acompanhar acompanhar os pratos? O chef responde prontamente: cerveja!

Confira dicas de receitas saudáveis para a Copa