Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Pratos típicos do Dia das Meninas

No dia 3 de março é celebrado o Dia das Meninas no Japão (chamado de Hinamatsuri – Festival das Bonecas, também conhecido como Momo no Sekku – Festival dos Pêssegos).

Nesta data não faltam comidas típicas oferecidas nos altares e nas festas que comemoram a saúde e a prosperidade das meninas (saiba mais na Made in Japan). Veja alguns exemplos do que se costuma servir no Hinamatsuri.

Tirashizushi

veja receita aqui

Bara Tirashi
Bara Tirashi, receita do chef Ken Mizumoto Foto: Rafael Salvador

O tirashizushi é um tipo de sushi bem colorido, servido em uma tigela. Sobre a porção de arroz temperado, são colocados peixe cru, cogumelos, omelete em tiras, alga nori e o que mais o chef permitir.

Hamaguri (ou Asari) Ushio-jiru

É uma sopa feita com vôngoles ou outro molusco de duas conchas. Uma das interpretações para este prato é a de que as conchas se encaixam perfeitamente formando um par único, representando a felicidade de um casal.

Hamaguri-Ushio-jiru
Hamaguri Ushio-jiru http://www.lafujimama.com

Sakuramochi

Sakuramochi_RafaelSalvador
Sakuramochi estilo de Tóquio Foto: Rafael Salvador

O sakuramochi é um doce tradicional japonês (wagashi), feito com arroz glutinoso e anko (pasta de feijão azuki). O bolinho é rosado e envolto com uma folha de cerejeira em conserva. Existem duas versões do doce: uma é feita com os grãos de arroz inteiros (estilo Kansai) e outra é feita com a farinha do arroz grelhada como crepe (estilo Tóquio).

Hina-arare

hina arare
Hina-arare é feito com arroz glutinoso(mochigome) frito ou assado e açúcar Divulgação

São docinhos feitos com arroz glutinoso (mochigome) crocante e açucarado. A camada externa de açúcar tem as cores branca que representa a neve do final do inverno, verde que representa a grama nova e rosa, as flores de pessegueiro.

Hishimochi

hishi-mochi-1
Hishimochi é feito com a massa de arroz glutinoso disposta em camadas coloridas

O hishimochi também é um doce colorido com as cores verde, branca e rosa, como o hina-arare, mas é feito com a massa do arroz glutinoso. A massa é disposta em três ou cinco camadas. O doce geralmente é colocado nos altares decorativos da festa.

Hinamatsuri no restaurante Aizomê

O restaurante Aizomê, comandado pela chef Telma Shiraishi promove nos dias 3 e 4 de março de 2017 um cardápio especial para o Dia das Meninas com quitutes e chás especiais das 15h às 18h. Veja mais detalhes na agenda da Made in Japan.