Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Por que tanto lixo na cozinha?

Nos últimos anos da gastronomia mundial, não se fala em outra coisa além da utilização total dos alimentos, seja dentro da cozinha ou em seu arredor. O que seria o aproveitamento total dos alimentos? Nada mais é do que usar o produto integralmente, seja cozinhando ou transformando o produto para uso, como adubo para horta ou até mesmo energia.

Hoje, existem restaurantes que conseguem aproveitar 95% dos seus produtos, produzindo cerca de 20 kg de lixo orgânico ao mês, o que é bem pouco para um restaurante. Para terem uma ideia, no Hidden by 2nd Floor, produzimos cerca de 20 kg ao dia, contando que temos aproveitamento de 80% de nossos produtos por não conseguirmos fazer reciclagem no local. Ainda assim, é um bom número, pois muitos restaurantes no Brasil não conseguem chegar à marca de 70% de aproveitamento.

A conscientização desse problema social é importante para o mundo porque sabemos que as boas produções são baixas e não existe um incentivo muito grande para a produção sustentável e, se for falar em reciclagem do material orgânico, é ainda mais difícil, além de ser extremamente caro em nosso país. Uma composteira (máquina para fazer compostagem) elétrica para até 30 kg de material orgânico por dia, em São Paulo, custa em torno dos 40 mil reais. Com essa máquina conseguiríamos reduzir nosso lixo a 2 kg/dia, além de conseguir produzir cerca de 12 kg de adubo, sendo que poderíamos doar para nosso bairro ao invés de aumentar ainda mais o lixo que não para de crescer em nossa cidade.

Tecnologia e conhecimento são indispensáveis para melhorar nossas produções e poder contribuir um pouco mais com a nossa sociedade. Para isso, precisa haver a conscientização desse problema que tem crescido muito e que merece uma grande atenção para, juntos, conseguirmos deixar um futuro mais promissor para nossos herdeiros.

H17_luisyscava2
LUIS YSCAVA é graduado em Tecnologia em Gastronomia pelo Senac, com especialização em escolas da Suíça e Tailândia. Iniciou a carreira em restaurantes no Japão e soma ao seu currículo a vivência em países da Europa e Ásia. Atualmente é consultor gastronômico e chef do Hidden by 2nd Floor.

Mais posts de Luis Yscava, clique aqui