Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Por que o macarrão instantâneo é chamado de “miojo”?

7D1_3089
Tudo começou com a invenção do macarrão instantâneo por Momofuku Ando, em 1958. O novo produto batizado de “Chicken Ramen” incluía um macarrão desidratado (pelo processo de fritura-relêmpago) que precisava apenas de água quente para ficar pronto para o consumo em três minutos.

O sucesso foi tão instantâneo quanto duradouro e logo surgiram novas marcas produzindo o macarrão instantâneo. Uma dela foi a Myojo Foods Company, que já existia desde 1950 no Japão e era especializada na produção de outras variedades de massa.

“Em 1965, quando o taiwanês Ko Kim Pyo decidiu fabricar o macarrão instantâneo no Brasil, ele abriu uma empresa registrada como Myojo” revelou o ex-diretor do departamento de propriedade intelectual da Nissin Foods Holdings Co., Ltd.(Japão) e membro da Associação das Indústrias Alimentícias Japonesa (Japan Food Industry Association – JFIA), Masaki Kato, durante uma palestra realizada pela Fundação Japão em São Paulo, com o apoio da Nissin Brasil, no dia 5 de março de 2015.

7D1_3084
Masaki Kato foi diretor do departamento de propriedade intelectual da Nissin Foods Holdings Co., Ltd Fotos: Rafael Salvador

Entretanto, a empresa japonesa de mesmo nome entrou com uma ação judicial contra Pyo que resultou na mudança do nome de sua empresa brasileira para “Miojo”.

Com a difusão deste nome, o produto acabou ficando conhecido pelo nome da marca e fez com que “miojo” se tornasse referência para o termo “macarrão instantâneo”.

Poucos anos depois, a Nissin resolveu entrar no mercado brasileiro e comprou a empresa Miojo. Dado o sucesso do nome, a Nissin manteve o termo “miojo” na logomarca, passando a ser conhecida no Brasil como “Nissin Miojo”.

Mais tarde, em 2007, foi firmado o processo de compra da Myojo Foods Company (empresa japonesa e que naquele momento já tinha forte presença nos Estados Unidos e Singapura) pela Nissin Food Products Corporation Limited, fazendo com que todas passassem a ser parte do mesmo grupo.