Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Pela divulgação da cultura gastronômica

Cópia de 5D3_9341
Shin Koike divulga a cultura gastronômica do Japão há mais de 20 anos Fotos: Rafael Salvador
O chef Shin Koike, do restaurante Sakagura A1, recebeu o “Prêmio Difusão da Culinária Japonesa no Exterior”, como reconhecimento de seu trabalho no Brasil. A cerimônia de condecoração aconteceu em novembro de 2014, no Japão (veja mais aqui) e no último dia 27 foi feita uma cerimônia também em território brasileiro.

O evento foi realizado na casa do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, no dia 27 de janeiro, com a presença de amigos, jornalistas e autoridades.

Cópia de 5D3_9344

Cópia de 5D3_9366
5D3_9347
Variedade de grelhados

Para apresentar a diversidade da gastronomia tradicional japonesa (washoku, que foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade em 2013), o chef preparou uma degustação variada que incluiu sashimis, sushis, cozidos, frituras, ensopado, sobá e doces típicos (wagashi).

“Vejo que é importante transmitir as origens dos pratos não só para quem é servido como também para os profissionais que trabalham com gastronomia”, destacou Koike. “É importante conhecer as origens dos ingredientes, das técnicas da cozinha, da verdadeira culinária japonesa”, completou.

O chef explicou também que o que ele chama de “verdadeira culinária”, envolve não só os sabores dos pratos, como também aspectos culturais que estão implícitos na escolha dos cortes, dos ingredientes, no uso do hashi, na disposição e escolha da louça, na forma de comer… “A gastronomia trata apenas de comida, mas também de cultura”, disse o chef.

Esse prêmio foi dado a cinco profissionais que se destacaram como divulgadores da gastronomia japonesa fora do Japão em 2014. Tal reconhecimento é feito desde 2006 pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão e foi o segundo dado a um brasileiro(em 2010, o presidente do Grupo Tozan, Toru Iwasaki, foi premiado pela difusão de ingredientes essenciais da culinária japonesa como mirin, shoyu e missô).