Pavilhão do Japão, na feira APAS 2015

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A Feira APAS 2015 é a maior feira da América Latina voltada para o setor de supermercados. São cerca de 550 estandes de empresas nacionais e internacionais que oferecem produtos e serviços voltados ao mercado varejista.

Neste ano, a JETRO (Japan External Trade Organization) participa pela segunda vez do evento, com a apresentação de sete empresas japonesas interessadas em expandir os negócios no mercado brasileiro.

Alguns dos produtos já podem ser encontrados em mercados de produtos orientais ou em casas especializadas como os saquês da Hakutsuru e da Tatsuuma-Honke, os molhos de soja da Kikkoman, o missô granulado da Kanesa, variedades de macarrão instantâneo da Itsukifoods, os licores de yuzu, importados pela Yamato, as sopas instantâneas e molho curry, trazidos pela World Links.

Além disso, a Morinaga traz, à feira, o tofu fresco que não precisa de refrigeração e que tem validade de 12 meses. Já a Suzuki Eikodo aposta na expansão do mercado de doces como balas, biscoitos e chocolates japoneses. Segundo o representante comercial da Suzuki Eikodo, Takahide Kakuda, a presença de produtos japoneses no Brasil ainda é pequena e há um grande potencial para crescer.

Para Erika Oda, representante comercial da importadora Yamato, um dos principais entraves para a importação é o tempo que a mercadoria leva para chegar às prateleiras dos mercados. Oda explica que os contêineres ficam presos por muito tempo nos portos brasileiros e isso, além de encarecer o produto, inviabiliza a importação de produtos alimentícios com tempo de validade curta.

Desde o grande terremoto de 2011, a questão da desconfiança com os produtos japoneses por conta da possível radiação afetou diretamente as importações. E desde essa época, a importação de insumos para sushis, principalmente os mais exóticos como barbatana de tubarão, enguia e ovas acabou diminuindo. Hoje, a Yamato consegue importar o peixe sanmá, a cada dois meses, mas em quantidades limitadas.

Um dos produtos que têm apresentado boa aceitação entre os brasileiros é o saquê. “As pessoas têm se interessado mais pela bebida, sabem que existem diferenças entre os tipos e querem saber mais sobre como harmonizar as refeições com o saquê”, comentou Oda.

Já para Hiroshi Kawazoe, sócio-diretor da Nippon Comércio de Bebidas e Alimentos que trabalha com produtos da Itsuki Foods, outro produto que pode conquistar mais espaço nas prateleiras do Brasil é o macarrão instantâneo fresco. “É um macarrão fresco, que tem validade de sete meses. E é prático, pois basta acrescentar água quente que, em três minutos, fica pronto para o consumo”, conta.

No setor de alimentos orientais, além do estande da JETRO, a Sakura Alimentos também expõe seu catálogo de temperos orientais e a Mitsui Alimentos apresenta o lámen instantâneo Maruchan. A feira APAS 2015 acontece até o dia 7 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Acompanhe o que acontece na feira APAS 2015 pelo perfil da @hashitag, no Instagram.

APAS 2015

Quando: 4 a 6 de maio de 2015, das 14h às 22h e 7 de maio das 14h às 20h
Onde: Estande 221, Rua 7 com corredor B – Pavilhão Azul
Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Para mais informações acesse: www.jetro.go.jp/brazil e www.feiraapas.com.br

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