Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Paris Cookbook Fair

Paris Cookbook Fair
A Paris Cookbook Fair é a maior feira de livros de gastronomia do planeta fotos: Jojoscope

No ano de 2012, foram publicados no mundo inteiro mais de 7.000 livros de gastronomia. Um acervo imenso que só tende a crescer. Atento a esta tendência, Edouard Cointreau (da família que produz há séculos o licor Cointreau e os cognacs Frapin e Remy Martin) fundou a Paris Cookbook Fair, em 1995, que hoje é a maior feira de livros gastronômicos do mundo. Na feira de 2013, realizada em fevereiro no Carrousel du Louvre, um suntuoso espaço polivalente embaixo da Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, participaram 171 países, ocupando 5.000 metros quadrados. Além das representações por países, foram realizadas aulas-show, palestras e degustações. A feira já teve um caráter itinerante, percorrendo países como Malásia, China, Grã-Bretanha, Espanha e Suécia. Mas desde 2009 é realizada em Paris, que se consolida como a capital mundial das publicações em gastronomia.

Estande da editora Le Cordon Bleu
Estande da Editora Le Cordon Bleu na Paris Cookbook Fair: grandes grifes da cozinha

Estande Melhoramentos
Breno Lerner, editor e superintendente da Editora Melhoramentos, chef Shin Koike e Jo Takahashi, no estande da Melhoramentos
O objetivo da feira é criar uma oportunidade de intercâmbio entre editoras e autores, chefs, sommeliers e pesquisadores. E premiar as melhores publicações. Por isso, foi criado o Gourmand World Cookbook Award, que equivale ao Oscar dos livros de gastronomia e conta hoje com quase trinta categorias. A França reina imbatível como a campeã de premiações, com 75. Seguem-se Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, Alemanha, Austrália, China, Japão, Itália e Suécia, que constituem as dez potências em edições gastronômicas. O Brasil, neste ano, esteve representado pelos livros A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike, de Jo Takahashi, e Chefs Café, de Carlos Andreotti, ambos publicados pela Editora Melhoramentos e ambos conquistando o prêmio de segunda melhor publicação mundial nas categorias Gastronomia Japonesa e Café, respectivamente. Naturalíssima – As premiadas receitas da chef do restaurante Moinho de Pedra, de Tatiana Cardoso, publicado pela Editora Alaúde, também se classificou em segundo lugar, na categoria Culinária Vegetariana.

Para saber mais sobre o Paris Cookbook Fair e também sobre a premiação Gourmand World Cookbook Award, acesse www.cookbookfair.com.

Mergulhe no universo cultural japonês no site oficial do JoJoscope!