Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Okonomiyaki de Hiroshima no Festival do Japão

Voluntários preparando o okonomiyaki de Hiroshima no Festival do JapãoFoto: Rafael Salvador

Durante o Festival do Japão, organizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), cada associação de província japonesa no Brasil produz pelo menos uma comida típica correspondente à sua região no Japão. No caso da associação de Hiroshima, o carro-chefe do estande é o okonomiyaki à moda de Hiroshima. A cada ano, o prato ganha mais visibilidade e mostra que a província também tem suas peculiaridades gastronômicas.

Na barraca, que sempre forma longas filas, é servido o okonomiyaki de Hiroshima, feito com macarrão, repolho, broto de feijão e um ovo cobrindo tudo. “A produção demora um pouco, mas é porque fazemos tudo na hora. As verduras já são cortadas no dia anterior, mas a massa tem que ser assada na hora, senão, não fica bom”, explicou o secretário da associação de Hiroshima, Shigueo Oda.

Okonomiyaki de Hiroshima

Okonomiyaki de Hiroshima Foto: Rafael Salvador

Para Oda, este tipo de evento é uma boa oportunidade de atrair mais jovens, para que eles também participem das atividades da associação, mesmo depois que passa o Festival do Japão.

Promovendo atividades para os jovens

Ele contou que, ao longo do ano, a associação participa de outros eventos, como o Yatai Matsuri, e promove eventos como o Festival de Okonomiyaki na própria sede.

Esta foi uma das formas que a associação encontrou para incentivar os jovens a participarem de eventos internos. “Precisamos mudar os estatutos para ampliar o leque de atividades e, consequentemente, de participantes”, observou, “o kenjinkai (associação da província) surgiu para dar assistência aos imigrantes há muito tempo, mas hoje o seu papel tem mudado, até porque as novas gerações já estão integradas à sociedade.

Veja mais fotos do Okonomiyaki de Hiroshima

Saiba mais sobre a comida regional no Festival do Japão