Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Oito dicas para fotografar melhor sua comida

fotografando-comida-full
fotos: Rafael Salvador

fotografando-comida-elementos-gl
Aproveite elementos do local para compor sua foto
1: fazer o pedido. 2: consumir. 3:pagar a conta. Esta simples sequência domina qualquer passeio gastronômico com os amigos. Com o crescimento da tecnologia e das redes sociais, dois novos elementos estão entrando na equação: fotografar e compartilhar. Por mais que seus amigos estejam a quilômetros de distância, redes como Facebook, Instagram, Kekanto e Foursquare permitem dizer sua localização, comentar, fazer upload de fotos e saber a opinião dos seus amigos sobre elas.

No entanto, você já parou para  pensar o que sua foto está dizendo? Conversamos com Allan Kajimoto, da equipe do Kekanto, aplicativo para smartphones que é, ao mesmo tempo, guia de estabelecimentos e rede social, no qual os usuários indicam, fotografam e avaliam suas experiências. Segundo Allan, além de deixar a opinião mais completa, uma boa foto ilustra o que o usuário escreveu. “Temos uma estatística indicando que opiniões com fotos são lidas de 1,2 a 1,5 vezes mais que as que não têm”, diz.

Muita coisa para lembrar? Leve a Hashitag àquele restaurante legal que você vai com os amigos e utilize nossas dicas. Com o hábito, elas se tornam automáticas, e suas fotos farão sucesso nas redes sociais. Então, vamos fotografar? E comer, é claro.

Dicas pra fotografar sua comida

fotografando-comida-luz-full

  1. Iluminação
  2. O elemento básico da fotografia é a luz. Portanto, procure sentar-se no local mais iluminado do estabelecimento.

  3. Estabilidade
  4. Restaurante bom geralmente está lotado e muitas vezes é impossível escolher a mesa. Se estiver em um lugar com pouca luz, apoie a câmera o mais firme possível. Sente-se de forma ereta e apoie os cotovelos na mesa. Qualquer tremor na câmera pode destruir uma boa foto.

    fotografando-comida-angulo-gl

  5. Sem flash
  6. Luz em abundância é o segredo para uma boa fotografia, porém, evite ao máximo usar flash. Em situações extremas de falta de iluminação, somos obrigados a usá-lo, mas o custo é muito alto. A luz projetada de forma direta sobre o objeto deixa tudo muito artificial. O branco fica muito branco, e as sombras que se formam ficam horríveis.

  7. Ângulo
  8. Atenção ao que você está fotografando. Procure ângulos diferentes que valorizem o prato. Fotografar de cima ajuda, por isso, tente ficar em pé e mantenha a câmera na altura do peito.

    fotografando-comida-reflexos-full

  9. Reflexos
  10. Cuidado com reflexos. Talheres, pratos e copos rebatem as luzes do ambiente com facilidade. O branco refletido bem no meio do prato chama muita atenção e desvia do assunto principal. Este é um problema fácil de resolver: mude o ângulo da câmera para os reflexos desaparecerem.

  11. Enquadramento
  12. Deixe claro o que você quer mostrar. O segredo é destacar a comida de todo o resto que aparece na foto. Escolha um fundo neutro, como uma parede lisa, e procure não incluir pessoas, principalmente outros clientes.

  13. Sem filtros
  14. Na maioria das vezes, a câmera será a do seu celular. Considerando a tecnologia cada vez mais avançada, ele pode servir bem. Mas cuidado com filtros que alteram demais as fotos. Os efeitos do Instagram, por exemplo, ficam bem em retratos e paisagens, mas quando se trata de comida, mantenha a simplicidade.

  15. Integridade
  16. Fotografe seu pedido assim que ele chegar. Não morda, belisque ou corte. Após a primeira foto, pratos como tortas podem ser cortados, dando destaque ao recheio.