Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Oficina de Comida Japonesa Caseira

arroz japonês

Aprenda as receitas caseiras da culinária japonesa

Quer aprender os segredos culinária japonesa? A proposta da Oficina de Comida Caseira Japonesa, que acontece no domingo, dia 6 de agosto, é ensinar o preparo de sete pratos que fazem parte da mesa dos japoneses no dia a dia. Nos restaurantes mais tradicionais, é servido no almoço com o nome de teishoku, em que o gohan (arroz japonês sempre quentinho), missoshiru (sopa de soja) e tsukemono (conversa de pepino, gengibre e pimenta) são itens fixos e os demais variam. No menu da oficina, os participantes ainda vão aprender o yakizakana (anchova grelhada), cozido de inhame (nikorogashi), kinpira gobo (bardana refogada) com gergelim e a sobremesa oshiruko (feijão azuki com açúcar servido com dango)

A ideia da oficina é proporcionar uma experiência gastronômica lúdica e didática. Mesmo quem não tem experiência vai ser capaz de participar. Todos vão manipular os ingredientes e aprender o passo a passo do modo de preparo. Ao final, os pratos serão compartilhados em um almoço de confraternização. O valor é de R$ 290 (inclui apostila de receitas, ingredientes e o almoço).

Oficina de culinária japonesa
“A comida japonesa caseira é a tradução do comfort food. São pratos simples, com ingredientes da estação, em pequena quantidade e bastante variada, que alimentam o corpo e a alma”, afirma a chef Marlene Fukushima, chef e proprietária do buffet Hanayori, que aprendeu a cozinhar com a mãe, ainda menina, e vai ministrar a oficina.

A chef promete dar dicas e ensinar truques. Mesmo o preparo de um simples arroz japonês, que não utiliza temperos, tem seus segredos na hora do cozimento. Até a quantidade de água varia, conforme o tipo de arroz. A chef vai ensinar o caminho das pedras de cada um dos pratos. Além disso, ela vai mostrar em quais recipientes cada prato deve ser servido. A escolha e onde comprar os ingredientes também está previsto na oficina. “Pode vir que vai ser divertido”, diz.

Cardápio da oficina

  • Gohan (arroz japonês)
  • Missoshiru (sopa de soja)
  • Yakizana (peixe grelhado) de anchova
  • Tsukemono (conserva de pepino, gengibre e pimenta)
  • Cozido de inhame (nikorogashi)
  • Kinpira gobo (bardana) com gergelim
  • Sobremesa: oshiruko (feijão azuki com açúcar servido com dango)

Oficina de Comida Japonesa Caseira

Quando: 6 de agosto, das 8h às 13h
Onde: Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz)
Quanto: R$ 290 (inclui apostila de receitas, ingredientes e almoço)
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br