Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Oficina de Comida Japonesa Caseira – verão

tempura

Divulgação

A cozinheira Marlene Fukushima, do buffet Hanayori, realiza a 4ª edição da Oficina de Comida Caseira Japonesa com cardápio de verão, no dia 4 de fevereiro, das 8h às 14h. Os participantes vão aprender 6 receitas: hiyashi somen (macarrão somen frio), dois tipos de tempurá (berinjela e camarão), dois sabores de oniguiri (bolinho de arroz com nori recheado de ume e salmão), usuyaki (omelete japonesa picadinho), tsukemono de goya (conserva estilo Okinawa) e de sobremesa mizuyookan de matcha (gelatina de chá verde).

somen

Divulgação

Os japoneses preparam a comida conforme a estação do ano, pois trazem maior conforto ao corpo e os ingredientes são mais frescos e econômicos. No verão, privilegia-se os pratos mais refrescantes.

No cardápio da Oficina, o prato principal será o hiyashi somen (saiba mais sobre o tipo do macarrão aqui neste outro post), que é servido gelado, e pode ser complementado com o tempurá e o usuyaki. “Embora seja uma fritura, o tempurá é misturado ao molho gelado do somen, o que traz uma sensação refrescante”, afirma Marlene, que vai ensinar os seus segredos na cozinha.

O tsukemomo (conserva) de goya é um prato típico de Okinawa. Conhecido por suas propriedades benéficas, os estudos mais recentes apontam que ajuda a combater diabetes, câncer e é um dos fatores para a longevidade do povo de Okinawa. O tsukemono preparado na Oficina utiliza técnicas de preparo que amenizam o amargor do goya.

Todos são convidados para colocar a mão na massa para preparar os pratos. Mesmo quem não tem experiência pode participar.
Ao final, é realizado um almoço de confraternização para degustar os pratos preparados durante a Oficina.

Cardápio de verão*

  • Hyashi somen (macarrão somen frio)
  • 2 tipos de tempurá (berinjela e camarão)
  • Onigiri (ume e salmão salgado)
  • Usuyaki (omelete japonesa picadinho)
  • Tsukemono de goya (conversa estilo Okinawa)
  • Sobremesa mizuyookan de matcha (gelatina de chá verde)

*cardápio sujeito a alterações

Oficina de Comida Japonesa Caseira – verão

Quando: 4 de fevereiro, das 8h às 14h
Endereço: Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz)
Quanto: R$ 290 (inclui apostila de receitas, ingredientes e almoço)
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
WhatsApp: (11) 97130-3335
Sympla: www.sympla.com.br/oficina-de-comida-japonesa-caseira—verao__233500