Oficina de comida japonesa caseira ensina pratos de Okinawa

Goya Champuru, comida típica de Okinawa

A 6ª edição da Oficina de Comida Caseira Japonesa, com a cozinheira Marlene Fukushima, do buffet Hanayori, vai ensinar 7 receitas no domingo, dia 6 de maio de 2018, das 8h às 13h. No cardápio estão gohan (arroz japonês), missoshiru com folhas de mostarda, sunomono (salada vinagrada) de pepino e wakame (alga marinha), peixe cozido com shoyu, berinjela assada e dois pratos típicos de Okinawa: goya chanpuru e a sobremesa sata andagi (bolinho de Okinawa ou bolinho da felicidade).

Sata andagi, bolinho de Okinawa também conhecido como “bolinho da felicidade”

O goya champuru, um refogado à base de carne de porco, tofu e goya, é um dos símbolos da cultura de Okinawa, ilha no extremo sul conhecida por suas praias paradisíacas e uma cultura própria. Foi de Okinawa que chegou o maior contingente de imigrantes japoneses ao Brasil. Para preparar o refogado é usado o shimadoufu (tofu de Okinawa), bem mais firme e mais difícil de desmanchar que o momendofu (o tofu mais firme encontrado nas outras partes do Japão).

Conhecido por suas propriedades benéficas, os estudos mais recentes apontam que o goya (melão de São Caetano) ajuda a combater diabetes, câncer e é um dos fatores para a longevidade do povo de Okinawa.

Sata andagi (bolinho de Okinawa ou bolinho da felicidade) é a junção das palavras sata (açúcar), anda (óleo) e agi (frito), de acordo com o dialeto local. Trata-se de um bolinho doce e frito, estilo donuts, feita com uma mistura de farinha, açúcar mascavo e ovos, que lembra o nosso bolinho de chuva. A textura desse bolinho é crocante e dourada por fora e macia e leve por dentro.

Todos são convidados a colocar a mão na massa para preparar os pratos. Mesmo quem não tem experiência pode participar, pois a maioria dos pratos são de nível básico. A oficina começa às 8h e termina às 13h, com um almoço de confraternização para degustar os pratos preparados. O valor por pessoa é de R$ 310.

Oficina de Comida Caseira Japonesa, com Marlene Fukushima


Desde sua criação, a Oficina de Comida Japonesa Caseira tem a intenção de divulgar a comida do dia a dia dos japoneses, que é o povo que mais vive no mundo graças a alimentação saudável. No final, haverá um almoço de confraternização

Cardápio da oficina

  • Gohan (arroz branco japonês)
  • Missoshiru (sopa de pasta de soja)
  • Sunomo de pepino e wakame (salada avinagrada agridoce)
  • Peixe cozido com shoyu (peixe mais fresco que tiver na época)
  • Berinjela assada
  • Goya champuru (refogado com tofu, carne e melão de São Caetano)
  • Sata andagi (bolinho de Okinawa ou bolinho da felicidade)

6ª edição da Oficina de Comida Caseira Japonesa

Quando: 6 de maio de 2018
Horário: das 8h às 13h
Onde: Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz). São Paulo-SP
Quanto: R$ 310 (inclui apostila, ingredientes e almoço)
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
WhatsApp: (11) 97130-3335
Site: www.sympla.com.br/oficina-de-comida-japonesa-caseira__259010 (tem taxa de administração, mas oferece 9 opções de pagamento)

Leia mais: Os sabores de Okinawa

Redação Hashitag Redação da revista e do site Hashitag
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.