Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

O encontro dos sabores com o design

junko
Junko Koshino mostrando a coleção de saquês artesanais do Japão, com embalagem e garrafa desenhadas por ela
A estilista Junko Koshino, conhecida por suas exuberantes criações na moda, é também uma artista que atua em várias plataformas de linguagem. Em 1985, num encontro histórico com o lendário designer Ikko Tanaka, os dois propuseram fazer um “design para o Japão”.

Para Junko, o Japão poderia ser representado pela arte da laca. Afinal, foram encontradas peças de laca que remontam a 9.000 anos, na era Jomon, mostrando que os japoneses pré-históricos já tinham uma afinidade com esta técnica. A arte japonesa, segundo Junko, é dinâmica na compactação e na expansão.

Ela é pensada para ser dobrada, enrolada e sobreposta para ficar compacta. Com base neste conceito, Junko desenhou recipientes quadrados de laca, nas cores preta e vermelha que segundo ela, é a paleta de cores da elegância japonesa.

Para um evento promovido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, Junko convidou o chef Shin Koike para um desafio: o encontro da gastronomia com o design. Sobre os recipientes desenhados por Junko Koshino, o chef fez desfilar finger foods que expressem os conceitos da culinária tradicional japonesa.

Ainda segundo Junko Koshino, a palavra “delicioso” (oishii) é composta por dois ideogramas: “beleza” e “sabor”. Por isso, o apelo visual é prioritário na cozinha japonesa. Junko Koshino e Shin Koike elaboraram a apresentação, com trocas de ideias durante três meses e chegaram a um resultado de extremo refinamento e elegância, quase uma miragem, que dificilmente será encontrado em restaurantes.