Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

O ano do Shin

shinkoike_nakamae
Cônsul-geral Takahiro Nakamae com o chef Shin Koike

Definitivamente, 2016 é o ano de consagração do chef Shin Koike.

Em fevereiro, ele foi designado Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa, título outorgado pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, que selecionou 21 especialistas, do Japão e do exterior. Eles passaram a ter, oficialmente, a missão de contribuir para dinamizar as exportações dos produtos alimentícios japoneses para o exterior, atuando como consultores em várias frentes de ação para difundir a gastronomia japonesa.

Em junho, o chef Shin Koike foi mais uma vez contemplado pelo governo japonês, novamente pelo mesmo ministério, mas com um novo título: Embaixador da Boa Vontade da Culinária Japonesa.

shinkoike_embaixador
Shin exibe o diploma de Embaixador da Boa Vontade da Culinária Japonesa
Trata-se de um duplo reconhecimento pelo trabalho que o chef Shin vem desenvolvendo em prol da divulgação da autêntica culinária japonesa no Brasil, hoje correndo risco de ser vulgarizada devido a uma tendência de popularização que se distancia dos princípios básicos que norteiam o washoku, a autêntica culinária do Japão.

Estes títulos foram criados pelo governo japonês depois que a culinária japonesa foi incluída como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2013. Os chefs e especialistas que recebem estes títulos têm a missão de zelar pela defesa dos conceitos do washoku e potencializar a divulgação da gastronomia e da cultura japonesa de forma mais ampla.

Com 23 anos de vivência no Brasil, Shin Koike divide seu tempo entre seu premiado restaurante, o Sakagura A1, no Itaim Bibi (São Paulo-SP), com o cargo de presidente da Comissão de Culinária Japonesa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social.

O cônsul-geral do Japão, Takahiro Nakamae, promoveu uma solenidade em sua residência oficial em São Paulo para a entrega do título mais recente ao chef Shin Koike. Na ocasião, salientou que o chef é um dos treze especialistas em gastronomia nomeados para receber este título e que sua atuação está sendo decisiva para que mais brasileiros se simpatizem com a culinária japonesa.

shinkoike_coquetel
Coquetel oferecido pelo Consulado do Japão para a solenidade
Por sua vez, o chef Shin, agradecendo a oportunidade, disse estar satisfeito por ter participado de muitos projetos nos últimos cinco anos, os quais ampliaram sua atuação para além da cozinha de seu restaurante.

“Preparar um prato japonês seguindo uma receita obtida na internet é fácil. Meu trabalho é mostrar às pessoas a história de mais de mil anos que está por trás deste universo e que forma o que nós chamamos de washoku”, justificou.

jotakahashi
Jo Takahashi é consultor de arte e cultura na Japan Foundation, onde atuou por 25 anos como administrador cultural. Agora, migra essa experiência para a sua produtora independente, a Dô Cultural, que propõe um conceito design de formatar e desenvolver o projeto cultural.Acesse o JojoScope neste link

Mais sobre o chef Shin Koike