Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Mirin o Saquê de cozinha

Saque mirin
O mirin é um tipo de saquê levemente adocicado e com teor alcoólico reduzido fotos: Rafael Salvador

Se você ainda não descobriu o uso do saquê na cozinha, certamente terá uma boa surpresa. Conhecido como um dos três temperos essenciais na tradicional culinária japonesa junto com o shoyu (molho de soja) e o dashi (caldo de peixe seco ou alga marinha konbu), o mirin é um tipo de saquê levemente adocicado e com o teor alcoólico reduzido que possui oito virtudes que o transformam em um item multiuso e indispensável na despensa.

Garrafa de saquê mirin
O saquê é um dos temperos essenciais da culinária tradicional japonesa

1. Doçura

O mirin é um substituto saudável para o açúcar refinado em muitas receitas salgadas como saladas avinagradas, arroz de sushi, cozido de carne com batatas, entre outros. Assim como o vinho, o açúcar natural que resulta da fermentação durante o processo de produção do álcool rende à bebida uma doçura suave, porém mais marcante do que um saquê comum.

2. Brilho

O açúcar presente no mirin, quando aquecido, rende um brilho no alimento deixando o prato com uma aparência mais apetitosa.

3. Umami

Conhecido como o quinto gosto, o umami é a união da densidade e profundidade sentida pelo paladar durante a degustação de determinados alimentos como tomate, cenoura, frutos do mar e cogumelos, que pode ser realçada pelo mirin graças ao seu teor alcoólico.

4. Cor

O mirin rende uma cor dourada ao alimento assado ou grelhado, novamente por causa do açúcar presente na sua composição. Um exemplo para colocar em prática é a receita de salmão grelhado que apresentamos abaixo.

5. Firmeza

Ajuda a manter a forma de ingredientes delicados como peixes que costumam desmanchar durante o cozimento devido à propriedade do álcool em tornar a pectina do alimento menos solúvel.

6. Neutraliza odores

Ajuda a reduzir o cheiro desagradável como de peixes e aves crus devido ao seu teor alcoólico. Basta adicionar uma colher de sopa de mirin durante o preparo da receita.

7. Aroma

Quando aquecido, o delicioso aroma do mirin se desprende da panela tornando a refeição mais apetitosa. O que seria de pratos clássicos como sukiyaki sem um toque perfumado desta bebida?

8. Harmonização de sabores

O sabor suave do mirin permite a combinação com diversos temperos como o shoyu, missô (pasta de soja fermentada), dashi ou molho de ostra.

Confira uma receita de salmão grelhado com saquê!

Qual é a diferença entre: mirin, saquê culinário e o vinagre de arroz?



Obrigado por nos acompanhar. Siga a Hashitag também pelo Instagram @hashitag.