Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Meu Primeiro Hotcake

hotcake-prato-full
fotos: Henrique Minatogawa; produção: Ayumi Takahashi

A panqueca americana é tão popular do outro lado do mundo que parece até uma invenção japonesa!

Chamada de hotcake (literalmente bolo quente, em inglês) pelo mundo a fora, seu preparo é fácil e rápido na frigideira, podendo ser servida no café-da-manhã ou no lanche da tarde junto com deliciosas coberturas como manteiga, mel, xarope de bordo, chocolate, geleias diversas ou frutas frescas.

As crianças de outros países como Japão e Estados Unidos costumam usar misturas prontas à venda nos supermercados, mas aqui vamos te ensinar uma receita caseira muito gostosa para você fazer panquecas sempre que quiser! Vamos tentar?

Ingredientes

  • 25 g de açúcar
  • 150 g de farinha de trigo
  • 5 g de fermento em pó
  • 30 g de manteiga
  • 1 ovo
  • 150 ml de leite
  • essência de baunilha
  • 100 g de chocolate ao leite

Preparo

  1. Comece a receita pesando todos os ingredientes secos numa balança para uso culinário. Coloque 25g de açúcar, 150g de farinha de trigo, 5g de fermento em pó numa vasilha junto com 30g de manteiga, que precisa estar bem mole.
  2. Em seguida, adicione um ovo, 150ml de leite e algumas gotinhas de essência de baunilha. Será que nenhum dos nossos 7 ingredientes foi esquecido?
  3. Mexa dev agar e com caprich o até que forme uma massa levemente líquida e homogênea.
  4. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte a superfície com um pouquinho de óleo, apenas para a primeira panqueca. Quando o óleo estiver quente, despeje com cuidado uma concha média de massa.
  5. Espere de 2 a 3 minutos até o lado de cima da panqueca ficar cheio de furinhos. Isso significa que está na hora de virar!
  6. Asse por mais 2 minutos e continue a fazer as panquecas até a massa acabar.
  7. Depois, derreta 100g de chocolate ao leite no micro-ondas por cerca de 20 segundos.
  8. Com cuidado, despeje tudo em um saco limpo sem fazer muita meleca. Dê um nozinho na boca do saco e corte a pontinha para conseguir fazer desenhos usando o chocolate.
  9. Agora libere a sua criatividade e invente uma decoração deliciosa com frutas e muito chocolate! Finalize a sobremesa com mel, geleia ou glicose de milho. Hmmmm!



Acompanhe a Hashitag no Instagram pelo perfil @hashitag.

Clique aqui e descubra mais receitas japonesas