Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Lámen de Aso

tonkotsu_lamen

lamen_hikoshan
Uma parada obrigatória para quem vai à província de Kumamoto, no sul do Japão, é o Monte Aso (ou Aso-san), o maior vulcão ativo do país cuja cratera guarda um lago azul-turquesa que poucos têm a sorte de ver. Isso porque dias nebulosos são constantes e impedem a aproximação dos visitantes.

E é ali, na cidade de Aso, no bairro Uchinomaki, que provei o melhor lámen do Japão. É complicado falar sobre um “melhor lámen”, já que é um dos pratos mais populares do país, paixão nacional que é feita com variações de ingredientes locais, com modos de preparo especiais que podem ser observados na habilidade de um top chef de um restaurante estrelado ou na de um senhor que trabalha na barraquinha de rua.

O nome do restaurante é Hikoshan. O sr. Hiroki passou a vida atrás do balcão, aprendendo as habilidades que foram passadas de geração em geração. O prato especial da casa? Tonkotsu tonkatsu lámen.

lamen
Tonkotsu é o caldo feito a partir do cozimento lento de ossos de porco “que ficam o dia todo cozinhando na panela”, como explicou a esposa Michiko. É dos ossos que vem o sabor forte da sopa encorpada, rica em cálcio e proteínas. E o tonkatsu é a costeleta de porco empanada com farinha tipo panko.

Mais do que uma casa de lámen, o que encanta nesse lugar é a tranquilidade de uma cidade com pouco mais que 30 mil habitantes, quieta e que reserva a história de uma brasileira que largou tudo pelo seu amor.

Na época, Michiko tinha seus vinte e poucos anos e trabalhava em um banco. Conheceu o sr. Hiroki porque uma amiga os apresentara por carta. Cartas que demoravam uma semana para ir e uma semana para voltar. O mistério de não saber exatamente quem estava do outro lado talvez tenha intrigado ainda mais o chef que já se apaixonava pela moça das fotos. Não teve dúvidas quando resolveu pegar o avião para o Brasil. Casaram-se, voltaram para a pacata Aso e hoje servem o lámem dos lámens com a ajuda da filha Mariko, já com vinte e poucos, para servir os clientes do restaurante.

lamen_hikoshan3
lamen_hikoshan2