Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Jojo Ramen: Identidade visual

JOJO 8
Foto: Rafael Salvador

Pouquíssimos restaurantes têm a preocupação de criar uma marca abrangente que vá além do simples logotipo do estabelecimento. Jojo Ramen inova neste quesito, e seu projeto de identidade visual percorre todas as plataformas previsíveis: do cartão de visitas até a arquitetura de interiores. A criação do projeto é do estúdio DSign, de São José dos Campos–SP.

JOJO-1
Logo do Jojo Ramen

JOJO 2
Projeto construtivo do logo

A marca foi construída utilizando formas geométricas com a junção do emblema de Tokyo e um ochawan (tigela), e a tipografia Today Sans Bold para a palavra ramen. A grade de construção permite que o logotipo seja reproduzido com fidelidade, na pintura de muros por letristas, por exemplo. “Jojo” significa o top do top, para expressar a qualidade superior extrema dos pratos oferecidos.

jojo 3
Ícones e referências do Jojo Ramen

Também foi produzido um repertório de ícones, inspirados em referências do universo Ramen. Estes desenhos são aplicados em detalhes no interior do estabelecimento, transportando a identidade visual também para ambientação, como é o caso das bandeirolas penduradas no balcão, uma reinterpretação contemporânea dos noren.

JOJO 7
Uniformes dos garçons

A marca se faz presente também nos porta-hashis em duas versões e são baseados nos grafismos Jojo. A arte do porta-hashi 1 é formada por metades de ochawan e o ícone barco. A arte do porta-hashi 2 é formada a partir dos ícones água/massa e barco.

JOJO 5

Quando for ao Jojo Ramen, preste atenção nos detalhes da identidade visual, presente em todos os detalhes, inclusive no uniforme da brigada de atendimento e também dos cozinheiros.

jotakahashi
Jo Takahashi foi consultor de arte e cultura na Japan Foundation, onde atuou por 25 anos como administrador cultural. Agora, migra essa experiência para a sua produtora independente, a Dô Cultural, que propõe um conceito design de formatar e desenvolver o projeto cultural.Acesse o JojoScope neste link