Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Jojo Lab, a cozinha central do Jojo Ramen

Além de cozinha central, o Jojo Lab ainda prestará atendimento para os clientes com lugares limitadosFoto: Rafael Salvador

Após três anos e meio de atividade, Jojo Ramen se consolida como uma das casas especializadas em ramen de maior sucesso em São Paulo, contribuindo para uma difusão cada vez crescente deste prato tão amado no Japão. Com a inauguração de sua cozinha central, que será chamada de Jojo Lab, o Jojo Ramen se prepara para atingir um novo patamar de qualidade e produção.

Jojo Lab, na Vila Mariana

A inauguração da cozinha central tem por objetivo suprir as necessidades da primeira casa, e já se preparar para atender uma segunda unidade.

As instalações ocupam 320 metros quadrados, numa rua tranquila da Vila Mariana. O projeto arquitetônico foi assinado pela DSIGN/SA que também desenhou a primeira unidade do Jojo Ramen. Para este projeto, o time de arquitetos optou por uma solução em estilo industrial, com pé direito alto, dutos e canaletas elétricas aparentes.

A cozinha central, batizada de Jojo Lab, terá ainda um diferencial: ser uma cozinha piloto, que testará novas receitas e lançará tendências. Um dos grandes pedidos do público do Jojo Ramen, que é o ramen vegetariano, sairá desta cozinha experimental.

Apesar de ser uma cozinha de produção, a ideia é manter o conceito artesanal do ramen, tanto na preparação da massa quanto na elaboração do caldo.

O Jojo Lab prevê ainda um atendimento ao público, em pequena escala. Serão inicialmente 20 lugares, dispostos em um balcão e algumas mesas.

A cozinha será toda envidraçada, permitindo ao público observar todo o processo de preparação da comida.

O Jojo Lab será oficialmente inaugurado com a vinda, pela segunda vez, do mestre Koitani. Nesta estada, de 2 semanas, Koitani validará as receitas que foram criadas após o seu retorno, e que foram incorporadas ao cardápio fixo do Jojo Ramen. Também estará à frente do fogão para desenvolver novas receitas para o Jojo Ramen. Mas o público poderá interagir com o mestre em diversas oportunidades.

O sucesso do Jojo Ramen

Fotos: Nikko Fotografia

Lámen do Jojo Ramen

Logo na abertura, Jojo Ramen fez sucesso e caiu no gosto popular. Até as imensas filas, assustadoras no início, passaram a ser incorporadas pelo público como um divertido folclore. No início, o Jojo Ramen atraiu uma legião de expatriados japoneses que moram no bairro do Paraíso. Mas logo passou a chamar a atenção do público brasileiro. Em dias normais, Jojo Ramen recebe a visita de aproximadamente 300 pessoas por dia. Trata-se de um resultado interessante, para uma casa que só tem 42 lugares. O fato é que todo este sucesso não estava nos planos iniciais do time de sócios. Daí a necessidade de se construir uma cozinha central, para poder suprir a primeira e a segunda unidade, que já começa a ser gestada.

JOJO LAB

Onde: Rua Gandavo, 193 Vila Mariana. São Paulo-SP
Funcionamento: de segunda a sábado, das 18h30 às 22h30
Quando: Abertura para o público a partir do dia 16 de outubro de 2019

Os segredos do lámen