Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Ikeda Ya – Izakaya e karaokê box

ikedaya_chochin_minatogawa
Fotos: Henrique Minatogawa
A fachada do Ikeda Ya é tímida, na altura do 1796 da Rua Alfredo Pujol, na zona norte de São Paulo. O chouchin vermelho aceso indica que o bar está aberto e guarda um ambiente aconchegante do lado de dentro, com direito a grafites, máscaras de teatro nô e referências da cultura pop japonesa.

O empreendimento é do publicitário Mário Ikeda, que usou seu talento com as artes para desenvolver a comunicação visual do bar. Com uma proposta jovem e despojada, a casa ainda guarda uma surpresa no segundo andar para os fãs da Terra do Sol Nascente: o karaokê box. A sala reservada é equipada com um repertório de mais de 50 mil músicas e conforta cerca de dez pessoas, por R$ 50 a hora, para cantar à vontade.

Entre as opções de bebidas japonesas, cervejas Sapporo e Kirin compõem a carta de bebidas ao lado de licores de ameixa japonesa (umeshu) e de melão, whiskies, saquês e shochus em doses ou em drinks.

Para petiscar, não poderiam faltar as opções de espetinhos como o Ikedayaki (de frango com molho tarê, da casa) e o tebasaki (asa de frango). Não deixe de experimentar o okonomiyaki (panqueca japonesa) feito nas versões de frango com bacon ou frutos do mar. A montagem do okonomiyaki é ao estilo Kansai (região centro-sul do Japão), com um toque de cará que dá cremosidade à massa.

Mário Ikeda é proprietário e também é quem dá os comandos de chef na cozinha do Ikeda Ya. O ex-radialista e apresentador de televisão conta que a vontade de abrir um negócio no ramo de gastronomia veio da influência dos avós, conhecidos no bairro da Liberdade pelo hotel Ikeda. “Curiosamente, um dos pratos mais conhecidos do restaurante do hotel era a feijoada”, lembra o paulistano.

“Poucos meses antes de abrir o izakaya, descobri que algumas louças da época do hotel ainda estavam guardadas por familiares”, conta com orgulho ao explicar que as ligações com o negócio antigo da família não ficaram só no nome do estabelecimento. “Na verdade, o nome do bar era para ser Liketori, mas de tanto que ouvíamos as pessoas se referirem ao bar como ‘bar do Ikeda’, decidimos mudar de nome”, explica.

Entre as homenagens que Mário fez à família, o cardápio inclui o Wantomoe, wanton frito com massa fina e sequinha acompanhado de maionese de wasabi, que segue a receita da tia Tomoe, e o Hiroko Ebi, tempurá de camarão, que leva o tempero da mãe Hiroko.

Ikeda Ya

Onde: R. Alfredo Pujol, 1796 – Santana, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3853-1970
Horário: Terça a sábado, das 18h30 às 0h
Site: www.facebook.com/ikeda