Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Guia gastronômico para acompanhar os jogos do Japão

Japan v Mexico: Group A - FIFA Confederations Cup Brazil 2013

Japan v Mexico: Group A - FIFA Confederations Cup Brazil 2013
Faltam poucos dias para a Copa e as datas dos jogos da seleção japonesa na primeira fase já estão definidas. A estreia da equipe na competição acontece no dia 14 de junho, quando encara a seleção da Costa do Marfim, em Recife (PE).

No dia 19 de junho, é a vez de jogar contra a seleção da Grécia, em Natal (RN), na Arena das Dunas.

No dia 24 de julho, será a vez de enfrentar a seleção da Colômbia, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). A expectativa é que a cidade receba cerca de 5 mil torcedores japoneses. Segundo informações do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Cuiabá já é a terceira da lista das cidades brasileiras mais procuradas para hospedagem durante a Copa, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e Natal.

Para quem pretende passear pelas cidades e conhecer o lado gastronômico de Recife, Natal e Cuiabá, aqui vão algumas sugestões de restaurantes japoneses e de restaurantes regionais que exploram um pouco dos sabores locais.

14/06 (22h) – Recife (PE) (Japão x Costa do Marfim)

  • Orientais:

    1. Da cozinha comandada pelo chef André Saburo saem pratos tanto da cozinha tradicional japonesa quanto as criações do chef.

    2. O restaurante serve pratos japoneses e chineses. Entre eles, sashimis, sushis, temakis, teppanyakis, yakisobas, macarrão frito e frango xadrez.

    3. Aberto em 1997, o restaurante serve pratos contemporâneos e da culinária japonesa. No menu, o filé de peixe com camarão gigante ao molho de blueberry divide espaço com pratos orientais, como os sushis de salmão e de massago.
  • Regionais:
    1. Parraxá: O Parraxaxá funciona servindo pratos típicos da cozinha regional no sistema de buffet por quilo inspirados nas comidas do sertão nordestino.

      Endereço: Av. 17 de Agosto, 807 – Casa Forte/ Recife (PE)
    2. Oficina do Sabor: Pratos tradicionais da cozinha pernambucana com uma pitada de criatividade do chef César Santos.

      Endereço: Rua do Amparo, 335 – Olinda/ Recife (PE)
    3. Buraco da Otília: Localizado há décadas no mesmo casarão à beira do Capibaribe, cuja especialidade é a galinha à cabidela, em que a ave é cozida em caldo com o próprio sangue.
      Endereço: Rua da Aurora, 1231/ Recife (PE)

    19/06 (19h) – Natal (RN) (Japão x Grécia)

  • Orientais:

    1. No restaurante, instalado no shopping Midway Mall, o cliente encontra de pratos tradicionais a pratos da cozinha internacional, como o bacalhau ao açafrão e salmão ao molho de hortelã.
    2. Imai Sushi House: restaurante japonês que inova a arte da culinária nissan ao fundir em um único ambiente, modernidade, aconchego.

      Endereço: Rua Dionísio Filgueira, 750 – Petrópolis/ Natal (RN).
    3. Lotus Japanese Fusion Cuisine : A casa oferece pratos da culinária japonesa moderna incorporando as técnicas francesas.

      Endereço: Rua Dr. Orlando de Azevedo, 1840 – Capim Macio/ Natal (RN)
  • Regionais:
    1. Mangai Restaurante:O restaurante especializado em culinária nordestina oferece sugestões como carne de sol com nata, baião de dois, carne de sol com queijo, suvaco de cobra, gororoba de charque, lasanha de macaxeira e macaxeira frita.
      Endereço: Av. Amintas Barros, 3300 – Lagoa Nova/ Natal (RN)
    2. Paçoca de Pilão: A especialidade que dá nome à casa é a carne de sol batida no pilão com farinha e vem acompanhada de arroz, feijão verde, mandioca e banana.

      Endereço: Av. Dep. Márcio Marinho, 5.708 – Pirangi do Norte/ Natal (RN)
    3. Âncora Caipira: A casa apresenta a cozinha regional do sertão nordestino com pratos como a carne de sol Batida na Nata, conhecida como carne mulambo.

      Endereço: Av. Campos Sales, 474 – Petrópolis/ Natal (RN)

    24/06 (17h) – Cuiabá (MT) (Japão x Colômbia)

  • Orientais:

    1. No menu existem opções à la carte e vários combinados de sushi, com diversos pratos como yakisobas, sashimi, sushi, temakis, niguiris, e muito mais.
    2. Aka Cozinha Japonesa: Rodízio e culinária japonesa. Um ambiente aconchegante com um cardápio variado entre pratos tradicionais e pratos especiais.

      Endereço: Av. São Sebastiao 2340, Cuiabá, Mato Grosso – Bairro Popular / Cuiabá ( MT )
    3. Ryokan: Ao ar livre e com muito verde, o restaurante é o maior em Cuiabá, são mais de 150 lugares. O cardápio é variado, inclusive com pratos quentes.

      Endereço: Av. Edgar Vieira, 1744 – Bairro Boa Esperança / Cuiabá ( MT )
  • Regionais:
    1. Mirante das Águas: Para conhecer a ampla variedade de peixe da região, optar por um rodízio é uma boa solução. Além, de um belo visual e verde ao redor, o restaurante traz oferece um rodício de peixes como pintados, pirarucus, cacharas, dourados, pacus, entre outros.

      Endereço: Rua Brasília, 2010 – Vila Maria, Várzea Grande /MT
    2. Dona Eulália: Considerado o melhor bolo de arroz do Brasil, a iguaria local já se tornou bastante conhecida entre os turistas. O arroz e a mandioca substituem a farinha, num bolinho doce com toque de canela assado no forno à lenha.

      Endereço: Rua Prof. João Félix, 470, no Bairro Lixeira.
    3. Regionalíssimo: No restaurante é possível encontrar comidas bastante regionais como o prato Maria Isabel (arroz com carne), farofa de banana, paçoca, arroz com pequi, mojica de pintado, escondidinho de pacu defumado e salada de manga com pacu.
      Endereço: O estabelecimento fica também em um local estratégico, dentro do Museu do Rio, ao lado do Aquário municipal.

    Prepare-se para os jogos