Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Gourmet, um mangá de dar água na boca

Um personagem sem nome, sem endereço e muitos destinos, essa é a receita para o mangá Gourmet (Kodoku no Gurume, em tradução literal, Gourmet Solitário). Feita por Jiro Taniguchi e Masayuki Qusumi, a narrativa apresenta situações em restaurantes dos mais inusitados aos mais comuns.

O mangá faz parte do gênero gurume mangá, em que os pratos, chefs e ingredientes são o tema principal. Em Gourmet, as viagens e diferentes restaurantes, apresentam situações sociais, variações de qualidade de atendimento e reações dos personagens ao redor como contexto para cada refeição.

pintrest

Mame-kan

A cada capítulo, somos apresentados a um prato diferente, seja no almoço, café da manhã, lanche ou janta. A passagem do personagem varia também quanto ao atendimento que ele recebe nos estabelecimentos e o quanto às expectativas em cada restaurante – que podem ser atendidas ou não.

Muitos pratos conhecidos são apresentados ao longo dos capítulos como sushis, macarrão instantâneo, curry, yakisoba e gyoza. Outros são mais tradicionais ou com nomes diferentes dos comuns aos estrangeiros.

Alguns pratos do mangá

  • Mame-kan – doce feito com ágar-ágar e grãos de Kuromame (tipo de soja preta bastante apreciada na culinária japonesa, especialmente nas refeições de ano-novo).
  • Yakimanju – é um pãozinho doce assado e recheado com anko (pasta doce de feijão azuki).
  • Yakinikuchurrasco japonês, em que as carnes são servidas para o cliente grelhar, arroz é um ótimo acompanhamento.
  • Sanuki udon – udon típico da província de Kagawa (antiga região conhecida como Sanuki), preparado com um macarrão udon diferente dos demais pelo formato mais “quadrado” servido com bastante caldo e toppings diversos.
  • Shao-mai – tipo de dumpling chinês recheado com carne de porco e cozido no vapor. O apresentado no mangá está dentro de uma caixa própria para manter o calor do alimento durante o transporte.
  • Unadon – tigela com enguia, grelhada e temperada com molho agridoce feito à base de shoyu, sobre uma porção de arroz.

Mais informações sobre o mangá

Gourmet (Kodoku no Gurume)

Ilustração: Jiro Taniguchi
Roteiro: Masayuki Qusumi
Publicação: Conrad Editora
Ano: 2009

Leia mais sobre comida em quadrinhos aqui