Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Furoshiki: a ecobag tradicional japonesa

furoshiki-full
fotos: Rafael Salvador; modelo: Larissa Matsumoto (Top Look); agradecimento: Claudio Sampei

furoshiki-bolsa-gl
Quando bem feito, o nó do furoshiki não se desfaz mesmo com muito peso
Furoshiki é uma técnica de embrulho tipicamente japonesa feito com tecido.  Na sua origem, que remonta ao período Nara da história do Japão (710-794), era utilizado para transportar objetos no dia-a-dia.  Progressivamente, passou a ser usado em situações mais formais como embalagem para presente.

furoshiki-porta-garrafa-gl
A bolsa de furoshiki pode ser feita em vários tamanhos para carregar qualquer coisa
Segundo a tradição, a pessoa leva o presente embrulhado no furoshiki, desembrulha, entrega o presente e leva o furoshiki de volta – basicamente, funciona apenas para transporte. Nesses casos, há uma parte branca em uma das extremidades do tecido para que o proprietário escreva seu nome.  Porém,  o furoshiki pode ser incluído no presente, desde que tudo fique claro entre as partes.

Atualmente, a técnica vem ganhando relevância ecológica, uma vez que, reutilizável, é uma alternativa às embalagens de plástico. Uma opção bonita e cheia de estilo, aliás. Apesar de haver tecidos especiais para a confecção, que podem custar milhares de dólares, praticamente qualquer tipo pode ser usado para fazer o furoshiki, contanto que seja maleável o suficiente para comportar nós.

Tradicionalmente, é feito a partir de um quadrado, com lados de 45, 50, 68, 75, 90, 105, 120, 128, 180, 205 ou 238 cm. Portanto,  é possível aproveitar lenços, bandanas e cangas, por exemplo.

A bolsa de furoshiki pode ser feita em vários tamanhos para carregar qualquer coisa O nó do furoshiki pode ser aplicado em qualquer tecido. A vantagem é que ele é muito fácil de fazer e quanto mais se puxa, mais ele aperta. Para soltar o nó, entretanto, é muito simples: basta levantar um dos lados e deslizar.

Onde aprender

No Brasil, o grupo Mottainai promove a cultura japonesa aplicada à educação ambiental e ministra workshops em diversos eventos, como o Festival do Japão e o Bunka Matsuri,  em São Paulo. Entre os temas desenvolvidos nas atividades,  está o furoshiki.

Para a produção deste especial, #hashitag conversou com Claudio Sampei, um dos integrantes do grupo,  que nos ensinou a fazer
o nó básico do furoshiki e alguns modelos de embalagem.

Sampei contou que, tanto no Japão como no Brasil, os entusiastas do furoshiki estão constantemente pesquisando e experimentando novas formas de aplicar a técnica. Visite o site do Mottainai em www.mottainai.org.br.

Furoshiki no verão

Apesar de não ser algo restrito a apenas uma estação, no verão, o furoshiki pode ser muito prático para transportar objetos para a praia ou piscina.

Existem muitas variações de bolsa, que podem ter alça longa ou curta, ser aberta ou fechada. Além disso, há modelos específicos para carregar garrafas, tanto uma como duas simultaneamente.

A seguir, confira um passo a passo para aprender a fazer o nó do furoshiki, e alguns exemplos de bolsas.

Para fazer o nó

furoshiki-como-fazer-no-gl

Para desfazer o nó

furoshiki-como-desfazer-no-gl

Bolsa de furoshiki

Porta-garrafa de furoshiki

Porta-garrafas duplo de furoshiki

Galeria de imagens