Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Festival K-Food em São Paulo

kimchi_bus_project
Jovens coreanos viajam pelo mundo para divulgar o kimchi Fotos: Rafael Salvador
Na última quinta-feira, 26 de junho, aconteceu o Festival de K-Food no Bom Retiro, bairro que concentra cerca de 70% concentra da comunidade coreana de São Paulo. A Rua Salvador Leme foi fechada para dar espaço à barracas de comidas coreanas e ao palco do 12º CSM Dream Concert, com apresentações de danças e músicas típicas.

Logo no início da rua, estava estacionado o Kimchi Bus, um motorhome que faz parte de um projeto de jovens coreanos motivados a divulgar a culinária coreana ao redor do mundo. E para isso, eles apresentam o kimchi como principal prato servido em degustações preparadas no ônibus.

A passagem pela América Latina já é a terceira temporada de viagens do Kimchi Bus. Os cinco jovens começaram a missão em 2011 e desde então já passaram por mais de 130 cidades de 27 países da Europa, América do Norte e agora na América do Sul. O Brasil é a terceira parada desta temporada e depois de São Paulo, o ônibus ainda segue para o Rio de Janeiro. (para saber mais, clique no site oficial do projeto)

Woenki Lee, presidente do Korea Agro-Trade Center de Los Angeles – empresa governamental ligada ao Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentos da Coreia – disse que espera que em cinco anos o mercado de produtos coreanos triplique no Brasil. “Exposições como esta e em eventos internacionais são importantes para aumentar a visibilidade de produtos. A própria música k-pop (pop coreano) e variedades de k-food (comida coreana) têm se propagado pelo sudeste asiático”, completou.

A ideia é apresentar a cultura e a comida coreanas para os brasileiros., explica Agostinho Lee, conselheiro do evento CSM Dream Concert. Lee explicou que há 11 anos, o Dream Concert acontece na última sexta-feira de julho, mas para coincidir com a data da jogo da Coreia em São Paulo, neste ano, o evento foi adiantado para o dia 26 de junho.

Veja as fotos do evento na galeria abaixo.


Saiba mais sobre a culinária coreana