Expo Coreia 2014

hansik (4) Korean Food Foundation promoveu o Hansik
Korean Food Foundation promoveu o Hansik
De 13 a 15 de agosto de 2014, aconteceu em São Paulo a 5ª edição do Korean Brand & Entertainment Expo, divulgada no Brasil como “Expo Coreia 2014”.

O objetivo do evento foi promover a cultura e produtos coreanos no Brasil. Aconteceram shows musicais, campeonatos de games, exibições de animações e degustações de pratos típicos.

Participaram empresas dos segmentos de eletrônica, automóveis, entretenimento, cosméticos e gastronomia.

Hansik

hansik (8) bibimbap mistura de arroz vegetais e carne
Bibimbap mistura de arroz vegetais e carne
“Hansik” significa “culinária coreana”, assim como “washoku” designa a japonesa.

Visando à divulgação dos conceitos do hansik, a Korean Food Foundation liderou as degustações da K-Food Zone, área do pavilhão dedicada à gastronomia.

“Acredito que o evento foi bem-sucedido porque houve muita procura dos canais de mídia e também muitos pedidos de entrevistas, e pessoas que vieram para cá nos conhecer”, afirmou Lee Sammy, gerente geral de relações públicas da Korean Food Foundation. Com atuação mundial, esta foi a primeira visita da fundação ao Brasil.

Sobre as perspectivas dos produtos e da culinária coreana no Brasil, Lee é otimista. “Tenho uma expectativa muito boa porque, há três anos, era zero a divulgação desses produtos coreanos no Brasil. Hoje, sinto que já são aproximadamente 50%. Pensamos em uma projeção, para daqui a cinco anos, estar no mesmo patamar [de reconhecimento] dos produtos japoneses”, avaliou, ressaltando que esse fator está diretamente relacionado ao uso desses produtos.

Os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar o bibimbap, kimchi, japchae e bulgogi e as bebidas sikhye e sugeonggwa. O chef João Brazil, nascido na Coreia e atualmente vivendo no Brasil, e sua equipe foram os responsáveis pela preparação dos pratos.

“Dos pratos apresentados, o japchae teve maior aceitação. Após o evento, também faremos uma pesquisa de mercado, sobre a aceitação dos produtos aqui divulgados, que será divulgada posteriormente”, finalizou.

BBQ Chicken

BBQ Chicken - Degustacao no estande da BBQ Chicken
BBQ Chicken - Degustação no estande da BBQ Chicken
A rede BBQ Chicken, especializada em frango, já opera no Brasil com um restaurante na Vila Mariana, em São Paulo.

Segundo Leandro Ha, supervisor de planejamento, a empresa buscou no evento ter contato com os clientes e oportunidades de negócios.
“Para nós, foi um bom evento. Conseguitemos ter muito contato com os clientes e com possíveis franqueados, muitos interessados no nosso produto”, afirmou.

No futuro, Ha acredita no crescimento da culinária coreana no país. “Com o movimento do K-pop, o interesse sobre a Coreia tem aumentado muito, e sobre a culinária também, consequentemente”.

HiteJinro

HiteJinro - A HiteJinro apresentou sua linha de bebidas
HiteJinro - A HiteJinro apresentou sua linha de bebidas
A fabricante de bebidas HiteJinro apresentou sua linha de produtos, que abrange cervejas, licores, soju, whiskies e água mineral. No Brasil, atualmente, uma linha de soju já encontra-se disponível no mercado.

“Nossa primeira fábrica foi construída em 1924, e hoje temos 65 tipos de mercadoria diferentes e exportamos para 70 países. Viemos ao Brasil participar desta feira para mostrar nossos produtos”, disse Fabiano Cho, gerente de vendas para a América do Sul.

“Antes, a empresa exportava apenas para os coreanos que moravam no Brasil. Agora, queremos alcançar também os brasileiros”, continuou Cho. “Futuramente, conforme o interesse nos nossos produtos, o plano é montar uma fábrica para abastecer a América Latina”.

Binggrae

Binggrae - A Binggrae distribuiu sorvetes no evento
Binggrae - A Binggrae distribuiu sorvetes no evento
A Binggrae é a empresa responsável pelos sorvetes Melona, já bem conhecidos em São Paulo.

“O objetivo deste evento é divulgar a cultura coreana e os produtos coreanos. O Melona é um produto que representa a Coreia, então o governo nos convidou para participar”, contou Daniel Kwon, gerente de vendas para as Américas.

Como meta, Kwon almeja aumentar o alcance da marca. “O Brasil é um país muito grande. Mais para o interior de São Paulo e em outros estados, o Melona não é conhecido. Há pouco tempo, abrimos a filial no Brasil. Nosso objetivo é distribuir nosso produto em outros lugares, onde eles ainda não chegaram”, completou.

OG Company

A OG Company, atuante no Brasil há cerca de 20 anos, mesclou novidades com produtos já conhecidos.

“Começamos a degustação com produtos que as pessoas já conhecem, como o suco com pedaços de frutas. Depois, apresentamos os novos produtos. Observamos que as reações foram mais positivas que negativas”, contou Monica Ha, diretora.

Sobre as perspectivas da culinária coreana no Brasil, Monica também é otimista. “Creio que vai crescer mais. Já estamos fazendo um trabalho para aumentar o conhecimento sobre a culinária coreana e dos seus alimentos”.

Yadllie Chicken

De todas as empresas, a rede de restaurantes Yadllie Chicken, especializada em frango frito, é a única que ainda não tem atuação no Brasil.

“A Yadllie participou deste evento para apresentar seu produto e seu cardápio ao mercado brasileiro e também para encontrar parceiros comerciais para abrir uma franquia no Brasil”, contou Ju Hyun Gong, representante da empresa.

Apesar de não ter concluído nenhuma negociação até o momento, Gong destacou o lado positivo do evento. “Muita gente experimentou, gostou e voltou para elogiar. Muitos perguntaram quando vai abrir o restaurante, onde vai ser… Provamos que nosso cardápio pode ter grande aceitação entre o público brasileiro”, finalizou.

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