Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Evento virtual: Saquês de Tohoku no Izakaya Jetro

O evento Saquês de Tohoku no Izakaya Jetro acontece no dia 22 de novembro (segunda-feira), das 20h às 21h30 (horário de Brasília) em formato virtual para uma apresentação dinâmica de saquês da região de Tohoku (Japão).

O seminário é organizado pela Jetro (Japan External Trade Organization, órgão que promove produtos japoneses ao mercado internacional) com o objetivo de iniciar um projeto de apoio ao desenvolvimento de canais de venda de saquê do Japão.

Um cenário virtual será montado para receber os interessados, simulado um izakaya, boteco no estilo japonês, para que os participantes se sintam como se estivessem sentados no balcão de um boteco para ouvir as explanações.

O seminário contará com a apresentação de dois experts no assunto: Alexandre Iida, o Sake Samurai da Adega do Sake, e Fabio Ota, master sake sommelier da Mega Sake. Contará ainda com a participação da sommelière de vinhos Andréa Machado.

Para participar, é necessário se cadastrar neste link. A inscrição é gratuita e dá acesso à sala virtual do evento.

Saquês de Tohoku

A região de Tohoku fica a nordeste da ilha principal, e abrange as províncias de Miyagui, Fukushima, Iwate, Yamagata, Aomori e Akita. É de lá que chegam 25 rótulos da melhor qualidade do saquê.

Esta região foi considerada o celeiro do Japão, pois quase 20% do arroz era produzido lá. Suas montanhas, que cortam a região de norte a sul, são cobertas por neve no inverno rigoroso, mas na época do degelo, já no início da primavera, águas cristalinas escoam por seus riachos e abastecem os arrozais com a melhor qualidade da água.

Esses são dois fatores essenciais para a produção de um bom saquê: água e uma boa safra de arroz.

Evento: Saquês de Tohoku no Izakaya Jetro

Programação

  • Apresentação de vídeo das adegas participantes
  • 20 horas: início da sessão
  • Discurso de abertura: representante da Jetro
  • Apresentação dos saquês participantes, por Alexandre Iida e Fábio Ota (uma parte com apresentação de vídeos das adegas)
  • Explanação sobre a região de Tohoku (apresentação das adegas participantes). Alexandre Iida e Fábio Ota apresentam seus relatos sobre as visitas às Adegas da região de Tohoku. Ênfase na característica artesanal dos saquês. Harmonizações com comidas, especialmente não japonesas.
  • Convite para a participação de sommelier de vinhos. Quesitos para harmonizar o saquê com comidas não japonesas.
  • Perguntas do público

Seminário online: Saquês de Tohoku no Izakaya Jetro

Quando: 22 de novembro (segunda-feira)
Horário: das 20h às 21h30
Inscrição: jetrosaque.afinaldx.com.br
(gratuito, com cadastro antecipado)
Idioma: Português