Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Entrevista com Kei Nakajima

A marca Neko Sake chegou ao Brasil com uma nova proposta: tornar o sake acessível ao público jovem, interessado pelas novidades gastronômicas.

O sake produzido artesanalmente em uma pequena fábrica no norte do Japão é transportado em contêineres e envasado no Brasil. A garrafa marrom ajuda a proteger o sake da luz solar direta e mantém a qualidade da bebida sem conservantes nem aditivos químicos.

Kei Nakajima é a empresaria responsável pela chegada do Neko Sake ao Brasil.Divulgação.

Todo esse processo – e a escolha do Brasil para apresentar a bebida japonesa – é encabeçado pela empresária Kei Nakajima, que passou dois anos desenvolvendo o plano de negócios para divulgar o Neko Sake e torná-lo acessível aos brasileiros com o sake.

Além de sugerir o consumo do sake puro, Kei começou a trabalhar com sugestões de drinks ao lado de bartenders e mixologistas para introduzir a bebida ao paladar brasileiro.

Aos 33 anos, ela explicou que estava cansada do mundo das grandes corporações de Tóquio e que, por isso, resolveu começar um negócio próprio.

Em entrevista à #Hashitag, a jovem empreendedora também contou por que decidiu investir no mercado brasileiro e como foi o processo de definição da marca Neko Sake, hoje presente em bares e lojas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 
 
 

Leia, a seguir, a entrevista completa

 

O que a levou a seguir esse ramo no Japão?
Eu queria fazer um trabalho significativo, que tivesse valor e pelo qual eu pudesse sentir orgulho por ajudar as pessoas e por ser reconhecida. Eu não estava satisfeita com os trabalhos em grandes corporações em Tóquio. Então, comecei meu próprio negócio ajudando fábricas de sake a exportar, pois muitas estavam simplesmente fechando ou passando por dificuldades, e aquilo partia meu coração.

Por que você decidiu investir no mercado brasileiro?

Porque ninguém mais queria ou não via valor em fazê-lo, mas eu vi e por isso decidi investir nesse espaço.

Qual é o perfil do consumidor do Neko Sake?

Brasileiros comuns, especialmente aqueles que não estão acostumados a beber a bebida japonesa ou que não estãotão familiarizados com a cultura japonesa.

Como foi o processo de escolha das garrafas e do processo de envase no Brasil?

Divulgação.

A etapa do design foi um processo longo com minha amiga italiana designer e arquiteta Camila Tomasi. Demoramos mais de um ano para definir o conceito e a arte. Nós pensamos em tudo e foi um processo de aprendizado ótimo – estudamos sobre a poluição causada pelos navios ou aviões, problemas de reciclagem e o que queríamos conquistar com o Neko Sake e como poderíamos implementar essas ideias com o poder do design.

Também tentamos trazer o “cool normal/ o Japão urbano” que não é apresentado nem é reconhecido no Brasil. O design é a extrema simplicidade japonesa com um toque urbano “Cool Japan”, fácil de reconhecer ou lembrar num modelo de garrafa de cerveja mais comum de se encontrar no Brasil para manter os custos o mais baixo possível enquanto mantém a autenticidade do líquido de dentro. Além disso, a garrafa facilita a reciclagem e minimiza o impacto no meio ambiente ao envasar o sake localmente, no Brasil.

Quais são as particularidades do Neko Sake trazido ao Brasil?

O Brasil é o único lugar onde o Neko Sake é comercializado e eu fiz o sake especialmente para o mercado brasileiro de acordo com as necessidades desse mercado. Entretanto, estamos ganhando a atenção de outros países e, possivelmente, vamos expandir para o México, França e Espanha neste ano.
O processo de envase parece simples, já que terminamos a produção do sake no Japão. Porém, o sake japonês é um produto vivo tão sensível que foi um grande desafio. Investi mais de 8 mil litros de sake em testes e amostras e ainda estamos na constante busca para encontrar as melhores formas de envasar aqui para entregar o Neko Sake o mais fresco possível. A jornada apenas começou e estamos sempre tentando melhorar.

Quais são as principais características do Neko Sake?

Aproximadamente 80% do sake é feito de água e a água usada para produzir o Neko Sake é proveniente do degelo das montanhas de Hokkaido que foi filtrada pela natureza por 100 anos. Por isso, o sake é refrescante e bem suave.

Qual é a forma ideal para consumi-lo?

A forma ideal é tomar o sake bem gelado e puro, acompanhado de comida. Nunca beba só o sake, prefira ingeri-lo com comida. Pode ser consumido em drinks. Estamos criando ótimos coquetéis em conjunto com bares e mixologistas, pois acredito que seja uma boa forma de apresentar a bebida japonesa aos brasileiros.