Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Empresas japonesas participam do APAS 2017

Divulgação

A feira de negócios APAS Show 2017, maior feira do setor supermercadista do mundo, acontece de 2 a 5 de maio, em São Paulo e conta com a participação de seis empresas japonesas em busca de novos mercados no Brasil.

Organizadas em uma comitiva pela Japan External Trade Organization (JETRO), as empresas ocuparão o Pavilhão Japão (no Pavilhão Azul – Rua D 1/2) e pretendem difundir seus produtos para torná-los acessíveis a todos os brasileiros que apreciam a comida japonesa. Um dos destaques deste ano é a carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora de carne de wagyu no Japão) da empresa Sankyo Meat.

Entre outros destaques que serão apresentados na APAS Show 2017 estão produtos inéditos como o lámen kitakata da empresa Igarashi Seimen, o salgadinho tipo snack Happy Turn, um dos mais vendidos do Japão, produzido pela empresa Kameda e representada na feira pela Sunrise Trading, o incomparável shoyu da Kikkoman, nas versões tradicional e reduzido de sal, e o mais vendido missoshiru instantâneo japonês, Asage, fabricado pela Nagatanien e apresentado pela World Links no Expo Center Norte.

Além disso, também serão apresentados outros produtos como os molhos para marinar carnes e frutos do mar, além do shoyu produzido por meio de fermentação natural da Morita, empresa com mais de 350 anos de tradição. Na feira, a Morita será representada pela Arcane Limited, cujo objetivo é encontrar um parceiro para terceirizar sua produção no país.

Brasil, um país de oportunidades

Para Atsushi Okubo, diretor-presidente da JETRO no Brasil, o mercado brasileiro é um oásis de oportunidades para os japoneses, sobretudo pelo histórico da imigração nipônica. “O brasileiro está sempre aberto a novos produtos e, por esse motivo, o estreitamento dos dois países nesse segmento cria uma relação em que ambos se beneficiam. Ganha o povo brasileiro, por ter acesso a novos conceitos e produtos sem ter que investir em uma viagem ao exterior para buscar novos ingredientes, e ganha o povo japonês, que pode oferecer o que tem de melhor em sua cultura gastronômica milenar”, disse Okubo.

O otimismo do presidente da JETRO justifica-se. Com a popularização da culinária japonesa no país, médias e grandes redes supermercadistas abriram espaço em suas prateleiras para produtos importados do Japão, pois consumidores têm buscado novidades no cardápio. Segundo o diretor da APAS Show 2017, Erlon Ortega, os produtos japoneses são bastante atrativos. “O tema deste ano da feira é ‘Empoderamento. Todos Podem’, que remete à liberdade e controle pelo próprio estilo de vida nas relações de consumo. Temos percebido a busca cada vez maior por produtos com apelo saudável e, claro, de qualidade. E os japoneses agregam e entregam ambos atributos”, explicou.

Mercado promissor

Apesar do cenário econômico instável, o setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 338,7 bilhões em 2016, um crescimento de 7,1% na comparação com 2015, de acordo pesquisa elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com a Nielsen. O resultado registrado em 2016 pelo setor representa 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

APAS Show 2017

Quando: de 2 a 4 de maio, das 14 às 22 horas e 5 de maio, das 13 às 19 horas
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Mais informações: www.jetro.go.jp/brazil e www.apasshow.com.br