Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Ehoumaki, o sushi da sorte

ehoumaki_misssmochi
Fonte: MissMochi

No Japão, o dia 3 de fevereiro é o Dia do Setsubun, dia de celebrar a chegada da primavera e também está ligado às comemorações do ano-novo lunar. Segundo a superstição japonesa, este é o dia de comer Ehoumaki (恵方巻き), um sushi longo que deve ser comido olhando para a direção da sorte (por isso o nome “ehou”, 恵方, que significa sorte, favorável). Em 2017, a direção da sorte é o nor-nordeste.

setsubun_kyotofoodie
Ehoumaki para atrair boa sorte Fonte: kyotofoodie
O sushi é do tipo makizushi, enrolado com alga nori e recheado com sete ingredientes em referência aos sete deuses da sorte (saiba mais na Made in Japan): oboro denbu (rosa), omelete ou datemaki, pepino, kanpyoo, kooyadoofu, anago ou unagi e shiitake. Existem outras versões feitas com doze ingredientes e a versão chinesa é feita com oito ingredientes, para os oito deuses da sorte chineses.

O ehoumaki é uma forma de marcar a data desejando prosperidade para o ano e sorte, enquanto espantam os ogros com o tradicional arremesso de sojas (feito principalmente em templos xintoístas do Japão). O lema é “Ogros para fora, fortuna para dentro” (Oni wa soto! Fuku wa uchi!).

Fontes: foto1, foto2.

Continue lendo

Tipos de sushi