Eatrip – A Expedição Gastronômica


O objetivo: convidar um chef de cozinha para Ilha Grande, um paraíso ecológico que se alcança a partir de Angra dos Reis, RJ. Lá, esse chef seria desafiado a preparar pratos com produtos locais, buscando a simplicidade e os fundamentos da gastronomia. Uma busca quase arqueológica no universo dos sabores. O premiado chef Shin Koike, do Restaurante Aizomê, topou o desafio. Após duas viagens de pesquisa, listou o que encontrou na Ilha: brotos de bambu, frutas nativas, o peixe beijupirá, frutos do mar e vieiras. O conceito do cardápio estava nascendo.
Ilha Grande tem uma pequena comunidade japonesa, de origem okinawana. Pudera: a paisagem é um espelho de Okinawa. Viviam da pesca e produziam o dashiko, o peixe seco que é a base para todos os caldos. Mas há certas preciosidades, ainda hoje preservadas, como o tofu, produzido lá mesmo, com a água do mar, rico em cloreto de magnésio. Comunhão com o oceano, comunhão com o Japão. Uma ambientação natural propícia para descobrir os fundamentos essenciais da legítima culinária japonesa.
Participaram desse primeiro Eatrip 15 corajosos comensais, curiosos por compartilhar essa experiência gastronômica longe do
conforto de um restaurante estrelado. Um pequeno público multidisciplinar: chef de restaurante, hair designer, editores, jornalistas, artistas, empresários, gourmets. Todos em comunhão, em busca de um sabor fundamental, em imersão com a natureza.
As refeições foram verdadeiras cerimônias. Rituais de sagração gastronômica. O simples que convida às raízes, onde o menos é o mais. Foi quando os participantes descobriram que a felicidade está mesmo muito próxima. Basta se desapegar. Basta reduzir.
Projeto Eatrip Ilha Grande com chef Shin Koike
28 a 30 de outubro de 2011
Concepção Dô Cultural | Jo Takahashi
Chef convidado Shin Koike
Colaboração Pousada Nautilus
Patrocínio Kikkoman
Divulgação Made in Japan