Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

E o melhor whisky do mundo é… japonês

whisky yamazaki
Essa parece ser a hora e a vez do reinado da Suntory. Isto porque novamente um whisky da marca japonesa foi considerado o melhor do mundo. Na lista recém-lançada “2015 World Whisky Bible” compilada pelo especialista Jim Murray, o whisky Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 foi avaliado com nota 97.5, de 100, liderando o ranking dos melhores whiskies do mundo.

“Espesso, seco e tão redondo quanto uma bola de bilhar”, é como o whisky da destilaria Yamazaki é descrito pelo especialista.

Esta não é a primeira vez que um whisky da destilaria aparece no topo de uma lista mundial. Em 2010, a Whisky Magazine nomeou o whisky Yoichi 20 anos como melhor do mundo. Na lista do International Wine and Spirits Competition (IWSC) os rótulos da Suntory também já vinham ganhando destaque desde 2007.

Esse é, na realidade, o sucesso que vem sendo plantado desde a década de 20, graças à persistência de Torii contratou Masataka Taketsuru que decidiram investir na produção nacional do whisky nos padrões de produção aprendidos com os mestres escoceses. (Leia mais sobre a história do whisky japonês)

Apesar do crescimento da marca, o título surpreendeu e chamou a atenção porque nesta lista nenhum rótulo escocês ficou entre os melhores do mundo. Em segundo, terceiro e quarto ficaram os whiskies americanos: William Larue Weller, Sazerac Rye 18 Anos e Four Roses.

Para ver a lista de todas as categorias, clique neste link (em inglês).