Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Donburi: Combinações infinitas dentro de uma grande tigela de arroz

domburis-gl
fotos: Rafael Salvador

Donburi é o nome do bowl, geralmente de cerâmica, usado na cozinha japonesa para servir refeições fartas que se resumem ao conteúdo dentro da tigela. Por ser bem maior do que uma tigela comum, ele é prático para servir preparações com caldo, como o lámen.

O termo também define um dos pratos mais populares do Japão moderno, que tem como único item obrigatório o alimento mais amado pelos japoneses: o arroz branco. Os ingredientes que acompanham o arroz podem ser quentes ou frios, crus, cozidos ou fritos. As carnes podem ser de peixe, ave, bovina ou suína.

Versátil, o donburi é apreciado o ano inteiro, variando a identidade conforme a mudança dos produtos sazonais que vão por cima do arroz. Algumas versões mais sofisticadas são servidas exclusivamente em restaurantes, com iguarias como enguia grelhada, ouriço-do-mar, ovas de salmão e carne de caranguejo, entre outros.

Mas é possível transformar as sobras do frango da refeição passada em um delicioso oyakodon com uma simples refogada de cebola e molho shoyu, finalizado com ovos mexidos. Essa praticidade e baixo custo fizeram com que o prato se tornasse muito popular entre os trabalhadores de grandes centros urbanos do arquipélago, que buscam uma refeição rápida e farta.

Nesta matéria selecionamos algumas das variedades de donburi mais consumidas nos restaurantes japoneses de São Paulo.

Temdon (donburi de tempurá)

temdon-gl

O atrativo deste donburi fica por conta da crocância do tempurá de camarões e legumes diversos como cenoura, berinjela, cebola, kabocha (abóbora japonesa) e couve-flor. É uma ótima opção para consumir vegetais frescos mesmo nos dias mais frios. Seu tempero é um molho leve elaborado com katsuobushi (peixe bonito seco), mirin e shoyu.

Gyudon (donburi de carne bovina)

gyudon-gl

Uma grande tigela de arroz com finas fatias de carne bovina e tiras de cebola cozidas em molho à base de shoyu, semelhante ao sukiyaki e shabu-shabu. Por ter um sabor mais intenso e adocicado, o prato é perfeito para ser incrementado com um ovo cru. Na foto, adicionamos macarrão de konnyaku e um pouco de beni shoga (conserva de gengibre) para complementar a refeição.

Maguro nattô don (donburi de atum e nattô)

maguro-natto-don-gl

Uma mistura de nattô (soja fermentada) com pedaços de atum cru e cebolinha picada. A inusitada combinação desses três ingredientes proporciona uma experiência única dentro da boca. Um pouco de wasabi garante um toque de frescor ao donburi. Quando a tigela recebe apenas sashimi de atum sobre o arroz com tempero para sushi, o nome muda para tekkadon.

Oyakodon (donburi de frango e ovos mexidos)

oyakodon-gl

O nome, que significa literalmante “pai e filho”, é uma brincadeira com a combinação de ingredientes duplamente suculenta que une a maciez da carne de frango e o molho incorporado aos ovos mexidos que vão em cima do arroz. O tempero à base de shoyu que integra a mistura tem sabor levemente adocicado. Na foto, o oyakodon foi feito com milanesa no lugar da sobrecoxa desossada de frango.

Katsudon (donburi de katsu – milanesa de lombo suíno)

katsudon-gl

Um dos tipos de donburi mais populares no Japão, consiste em uma suculenta milanesa de lombo suíno (tonkatsu) com lascas de cebola e ovos mexidos levemente cozidos com shoyu. Tudo isso em cima do imaculado arroz japonês. Na foto, o tonkatsu recebeu apenas uma cobertura de molho inglês.

Veja também

Menu do 19º Festival do Japão (2016)
Novo conceito da rede Sukiya no Brasil